O que é antibiótico?

Continue lendo para compreender como esse medicamento funciona!

Certamente você já sentiu dor de garganta, foi ao médico e ele receitou um antibiótico para tratar a infecção. Mas você sabe o que é antibiótico?

Os antibióticos são compostos naturais ou sintéticos que possuem a capacidade de interferir no ciclo de vida das bactérias, inibindo seu crescimento ou causando a morte delas.

Eles podem ser classificados de acordo com sua função:

  • Bactericidas: causam a morte das bactérias.
  • Bacteriostáticos: inibem o crescimento da colônia de bactérias.
Antibiótico
Antibiótico

Com a atuação dos antibióticos, o sistema imunológico consegue atuar com maior precisão para combater as bactérias que estão causando o processo infeccioso.

Esse medicamento é ineficaz contra infecções causadas por vírus e fungos, mas em alguns casos pode ser usado para tentar controlar os sintomas da infecção.

Os antibióticos devem ser tomados sempre com prescrição médica e seguindo todas as recomendações de dosagem e horários.

Isso deve acontecer para que não haja o surgimento de superbactérias que se tornam resistentes aos antibióticos, podendo tornar as infecções muito graves.

Seleção natural - bactérias resistentes a antibióticos
Seleção natural – bactérias resistentes a antibióticos

História dos antibióticos

A descoberta dos antibióticos se deu através de um erro do pesquisador Alexander Fleming, em 1928. Ele entrou de férias e esqueceu uma placa contendo o fungo Staphylococcus aureus em cima da mesa.

Quando ele voltou, as placas estavam repletas de fungos que possuíam um halo transparente ao redor que parecia ser resultante da lise de bactérias.

Fleming coletou esse fungo, fez alguns experimentos e constatou que ele era capaz de matar as bactérias.

O fungo foi identificado como Penicillium e deu origem ao primeiro antibiótico, chamado penicilina, que revolucionou a medicina.

Antibiótico - Fungo Penicillium
Antibiótico – Fungo Penicillium
Antibiótico - Penicilina
Antibiótico – Penicilina

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More