O que é ecossistema – resumo: Aquáticos, marinhos, dulcícolas, terrestres

Ecossistemas são formados pela interação de fatores bióticos e abióticos.

0

Antes de pensarmos em ecossistemas precisamos compreender alguns conceitos:

  • Uma população é o conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem em um lugar delimitado em um mesmo tempo.
  • Populações diferentes que interagem em um determinado espaço formam uma comunidade.
  • A comunidade é o fator biótico, ou seja, o conjunto de todos os seres vivos (diferentes espécies) que podemos encontrar nesse espaço.
  • Os componentes não-vivos do meio como água, luz solar, solo, gases, etc. são chamados de fatores abióticos.

O que é ecossistema?

O conceito de ecossistema é definido pelo conjunto formado por uma comunidade, ou seja, os fatores bióticos, em interação com fatores abióticos, gerando um fluxo de energia com níveis tróficos definidos e também a ciclagem de nutrientes.

O planeta Terra abriga todos os seres vivos que conhecemos além da água, ar, solo e atmosfera. A reunião de todos os ecossistemas da Terra é chamada de biosfera.

Ecossistemas Aquáticos

Os ecossistemas aquáticos englobam todos os ecossistemas existentes dentro de oceanos, rios, lagos, lagoas e, até mesmo em aquários.

Os ecossistemas aquáticos são de extrema importância pois garantem o funcionamento dos ciclos biogeoquímicos do hidrogênio e do oxigênio, além de fornecer água para todos seres vivos. Podemos dividir esses ecossistemas em dois grandes grupos: marinhos (água salgada) e dulcícolas (água doce).

Ecossistemas Marinhos

Os ecossistemas marinhos são formados por toda forma de vida existente nos mares e oceanos em interação com os fatores abióticos que lá estão. As comunidades desses ecossistemas são classificadas de três maneiras de acordo com seu modo de locomoção:

  • plâncton: indivíduos livres e flutuantes (organismos microscópicos)
  • nécton: nadadores ativos (peixes, tubarões, etc)
  • bento: vivem no fundo dos oceanos, fixos ou rastejantes (esponjas, camarões)

Ecossistemas Terrestres

Os ecossistemas terrestres são aqueles que vivem sobre a terra, como o próprio nome diz, podendo ser florestas, desertos, pradarias. Costumamos dividir os ecossistemas terrestres em biomas, já que eles são tão diversificados.

Entre os ecossistemas terrestres brasileiros podemos destacar a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica por serem os dois maiores biomas brasileiros. Podemos citar também o Cerrado como hotspot de biodiversidade no Brasil.

Leia também: Plano de Aula sobre Ecossistemas Ameaçados

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.