O que é Efeito Mandela?

Sabe aquela lembrança que muitos acreditam ter sido de uma forma, mas na verdade não foi bem aquilo? Isso se chama Efeito Mandela. Saiba o que é, qual a origem da palavra, teorias e exemplos do efeito.

Efeito Mandela é uma distorção de memória que leva um grupo de pessoas a se recordarem de algo que nunca aconteceu. Como por exemplo, a morte de Nelson Mandela (que originou o nome).

Muitos acreditam que o grande líder sul-africano faleceu na prisão de Robben Island, sendo que ele faleceu em sua casa, em decorrência de uma infecção respiratória.

Algumas pessoas, inclusive, ainda são capazes de explicar detalhadamente os fatos da morte de Mandela na prisão.

Qual a origem do nome Efeito Mandela?

O nome Efeito Mandela surgiu através da pesquisadora paranormal Fiona Broome. A mulher acreditava que Nelson Mandela teria falecido na prisão de Robben Island. Inclusive, ela lembrava com total segurança de detalhes do funeral.

Porém, ela descobriu que as lembranças a respeito de Mandela eram falsas e, ao pesquisar sobre, descobriu que este efeito não acontecia apenas com ela, mas com muitas outras pessoas também.

Mesmo o caso de Mandela não sendo o único deste efeito, a distorção de memória ficou reconhecida com este nome.

Por que o Efeito Mandela acontece?

Vários pesquisadores de diversas áreas já tentaram descobrir por que o Efeito Mandela acontece. Porém, nunca se chegou a uma conclusão. Os resultados são:

Teoria dos Múltiplos Universos: Alguns acreditam que uma linha temporal cria realidades alternativas. Por isso, surgem memórias que não aconteceram na nossa realidade.

Teoria Quântica: Estes acreditam que a consciência humana passa por universos alternativos. Logo, acredita-se que existiu um rompimento entre o que aconteceu e a lembrança. Alguns acreditam ser até atividade da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN) e seus aceleradores de partículas.

Teoria dos Manipulativas: Outros acreditam que isso é apenas uma manipulação mental e experimentos governamentais.

Teoria Psicológica: De acordo com a psicologia, o efeito pode ser originado de uma falha na memória, o que provoca uma distorção e mau funcionamento. Outro acontecimentos podem ser lembrados como acontecidos de forma inconsciente.

Teoria da Indução Externa: Essa teoria explica que efeitos hipnóticos ou sugestivos podem gerar essas mudanças de lembranças.

Teoria Criptomnésia: Já esta, explica que essa confusão a respeito de uma lembrança é causada pela origem confusa. Logo, uma informação pode se tornar algo real e próprio.

Exemplos do Efeito Mandela

Além do caso de Nelson Mandela, outros exemplos do Efeito Mandela podem ser citados:

1 Canonização da Madre Tereza de Calcutá

Canonização da Madre Tereza de Calcutá


A freira foi muito influente nas décadas passadas e até hoje é conhecida. Ela faleceu em 1997 devido a uma insuficiência cardíaca. Ela foi canonizada somente 19 anos depois.

Muitos acreditam que ela foi elevada a santa enquanto ainda estava viva, nos anos 90. Alguns até explicam que o Papa João Paulo II foi o responsável pelo processo.

No entanto, Madre Teresa foi canonizada apenas em 4 de setembro de 2016, pelo Papa Francisco.

2 A frase de de Darth Vader

A frase de de Darth Vader

No segundo filme da saga Star Wars (O Império Contra-Ataca), acontece a famosa cena em que aparece a luta entre Luke Skywalker e Darth Vader. Muitos acreditam que a famosa frase é “Luke, I am your father”. Mas, na verdade, a frase é “No, I am your father”.

3 Frase da Rainha Má em Branca de Neve

Frase da Rainha Má em Branca de Neve

O clássico da Disney “Branca de Neve e os Sete Anões” tem como vilã a Rainha Má.

Muitos acreditam que a frase citada por ela ao espelho é “espelho, espelho meu. Existe alguém mais bela do que eu?” Sendo que na verdade, a frase é ” Fala, mágico espelho meu. Quem é mais bela do que eu?”.

Veja também: O que são sonhos? Significados e interpretações da ciência

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.