O que são sonhos? Significados e interpretações da ciência

Já sonhou que estava caindo de um prédio e acordou assustado? Que tal saber mais sobre essas experiências oníricas?

0

Quem nunca foi se deitar com o intuito de ter uma boa noite de sono mas acabou sonhando que estava caindo de um prédio ou que estava sendo perseguido e acordou assutado com aquela terrível sensação? Na verdade, é no mínimo aliviador quando acordamos e vemos que se trata apenas de um sonho.

Mas você já se perguntou o que são sonhos? Ou por que sonhamos? Ou se sonhos podem ter significados? Por que temos pesadelos? São enigmas que muita gente não tem conhecimento.

Pensando nisso, separamos algumas questões referentes a esse fenômeno que a ciência pode explicar. Veja a seguir.

O que são sonhos?

Os sonhos nada mais são do que experiências mentais vivenciadas durante nosso sono. Tratam-se de pensamentos, imagens e emoções no período em que estamos dormindo. É possível visualizar as áreas do cérebro sendo ativadas enquanto sonhamos.

Todo mundo sonha?

A verdade é que nem todos lembram do que sonham. Como muitas pessoas não se recordam normalmente de seus sonhos e vivem normalmente, sugere-se que isso pode não ser necessário para o funcionamento normal de nosso cérebro.

Todos nós sonhamos e, ao longo de uma noite de 7/8 horas de sono, temos cerca de 5 períodos de sonho, podendo cada um deles comportar várias “histórias”. Cerca de 20 a 25% da noite é passada a sonhar. O que acontece é que nem todas as pessoas se lembram dos seus sonhos quando despertam.

O que são pesadelos?

Trata-se de uma espécie de adaptação evolutiva construída pela mente para enfrentar mentalmente ameaças da natureza e, assim, proteger a espécie. Sendo uma das primeiras experiências oníricas relatadas da histórica.

Pesquisas indicam que, para um sonho ser considerado um pesadelo, ele tem que ser aterrorizante o suficiente para nos acordar. O que é muito comum.

Crianças, com o cérebro ainda em formação, costumam ter muitos pesadelos e sofrem com os terrores noturnos — imagens ou flashes de angústia e pânico que surgem nas primeiras fases do sono.

Quanto tempo dura um sonho?

Não se sabe ao certo. Há sonhos que podem durar de alguns segundos, outros até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”.  Em média, um sonho dura cerca de 10 a 40 minutos.

Uma pessoa em coma sonha?

No estado de coma, em teoria, não existem variações cerebrais que proporcionam o sonho, como o estágio REM. Porém, há relatos de de alucinações oníricas de pacientes nesse estado.

Entretanto, há a possibilidade dessas experiências serem causadas por variações na ação dos medicamentos — seriam, então, um efeito indesejado dos remédios.

Você também pode gostar: 8 Problemas que a Falta de Sono Pode Causar Para a Saúde

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.