O que é etnia?

Etnias são grupos com culturas semelhantes. Cada grupo destes possui alguma origem e por isso, os mesmos costumes. Saiba agora o que é etnia, o que pode ser classificado como , se é o mesmo que raça e quais as etnias brasileiras.

0

O que é etnia? Etnia se refere a um grupo que é culturalmente semelhante. A palavra é originada do grego ethnos, que significa povo como os mesmos ethos, costumes, ou origem, cultura, língua, religião, entre outras.
As etnias costumam ter uma uniformidade cultural. Segundo estudiosos da área, não existe um consenso entre as sociedades, mas sim uma parte da construção individual de cada um, ou seja, as pessoas seguem os costumes de acordo com a forma a quais foram criadas.
Um exemplo são os japoneses que vivem no Brasil. Estes sentem-se da etnia nipônica, por possuírem as características orientais. Assim como os afro-descendentes que se identificam com grupos étnicos africanos, principalmente por suas características africanas.

O que pode ser classificado como etnia?

Podem ser classificados como etnias do mundo os muçulmanos, judeus, japoneses, ou até mesmo grupos bem menores que possuem características culturais bem próximas. Por exemplo, etnias africanas que que dividem o mesmo território.

Além disso, a palavra etnia também pode classificar de forma pejorativa uma relevância para o preconceito com algum grupo social, até mesmo para mostrar como as pessoas excluídas são a “minoria”.

Etnia e o Judaísmo

Alguns autores afirmam que a expressão “etnia” surgiu em Israel, na época do Antigo Testamento. O termo “ethos” era utilizado pelo Judaísmo como uma forma de mencionar os que não eram judeus.

Ainda segundo os estudiosos, no Novo Testamento, o termo foi utilizado como uma forma de mencionar os que ainda não tinham sido evangelizados. Muitas vezes estes eram excluídos por aqueles que já tinham passado pelo processo de evangelização.

Raça e Etnia

Etnia e raça não são a mesma coisa. A etnia classifica os grupos que possuem a mesma origem, culturas e afinidades linguísticas. Já raça, se refere a diferenças biológicas existentes entre as etnias.

A espécie humana não possui subespécies ou subcategorias. Por isso, não se pode dizer que existem diferentes raças humanas.

Etnias brasileiras

Existem variadas etnias brasileiras. Estas têm influência com o processo de imigração do país. Alguns exemplos de etnias brasileiras são os portugueses, negros africanos,  holandeses, italianos, japoneses, árabes e ainda os nativos indígenas do território.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.