O que é Indochina?

A região fica localizada no sudeste asiático, perto da Índia e da China. Descubra mais sobre o território, seus países e conflitos.

0

A Indochina era uma região localizada no sudeste asiático. Sendo assim, fica entre o leste da Índia e o sul da China. A região englobava três países, o Vietnã, o Laos e o Camboja.

Colonizada pela França, o nome do território foi dado devido sua proximidade com as duas grandes sociedades asiáticas, a Índia ao oeste e a China ao norte. As civilizações indochinesas tivessem forte influência dos dois países, devido a proximidade.

Guerra da Indochina

A colonização francesa na região começou em 1858, e visava a extração de matérias-primas do local. Entretanto, foi só apenas em 1946, pós segunda guerra mundial, que os países entraram em conflito.

Tudo começou quando os vietnamitas lutaram contra o exército francês pela independência do país. Além disso, o governo vietnamita também buscava o fim do domínio e poder da França na Indochina (que até então se chamava Indochina Francesa).

No inicio da guerra, os países estavam com forças completamente desiguais. França contava tropas nas colônias da África e Ásia, com maior poder armamentista. Além disso, contaram com apoio dos Estados Unidos em 1949.

Sendo assim, os ataques vietnamitas eram completamente estratégicos, surpresas e com fugas rápidas pelas florestas ou montanhas do Vietnã.

Entretanto, a situação mudou com o fim da Revolução Chinesa, em 1949. Isso porque o país passou a ser apoiado pelos soviéticos e pelos chineses. A essa altura do campeonato, os próprios franceses já não eram mais a favor da guerra, forçando o governo ao cessar fogos.

Por fim, o conflito foi finalmente encerrado em 1954, durante a Conferência de Genebra, na Suíça. No evento, foi oficializado a independência de Vietnã, Laos e Camboja

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.