O que é Kaizen? Significado, metodologia, como aplicar
Kaizen é um sistema que requer interação e participação de todos os funcionários, desde a equipe de linha de frente até a alta administração e o CEO da empresa.
Assim, essa filosofia também ajuda a eliminar, podendo ser aplicado a processos, como compras e logística, que cruzam as fronteiras organizacionais da cadeia de abastecimento.
A metodologia Kaizen visa a melhoria contínua dos processos e da qualidade não só no setor de manufatura, mas também em outros departamentos. No mundo de hoje, Kaizen tem sido aplicado em diferentes áreas, como saúde, governo, finanças, software e várias outras indústrias.
Como aplicar o método Kaizen?
As atividades Kaizen são geralmente implementadas usando o ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA). Isso garante que haja sempre um ciclo contínuo em ação para monitorar as mudanças e continuar a aprimorá-las.
Plano – Defina o problema e desenvolva soluções potenciais. Os objetivos e processos necessários são definidos e as informações coletadas para obter o resultado esperado.
Fazer – Implementar o plano e executar os processos definidos. Colete dados, se houver, para serem usados nas fases subsequentes.
Verificar – Avalie os resultados para ver se a solução atendeu aos resultados esperados. Pesquise eventuais desvios nas implementações do plano. Converta os dados obtidos em informações.
Aja – Com base nas informações, se as coisas estão indo bem de acordo com o plano, tome medidas para estabilizar as mudanças ou, caso contrário, repita o ciclo PDCA se ainda houver alguns problemas não resolvidos.
Como funciona o Kaizen?
O Kaizen atua reduzindo o desperdício (muda) e eliminando processos de trabalho excessivamente difíceis (muri). O sucesso ocorre quando os funcionários de todos os níveis hierárquicos da organização buscam espaço para melhorias e fornecem sugestões e feedback com base em suas experiências e observações.
Geralmente, essas sugestões são sobre pequenas mudanças que podem ser feitas nos processos de negócios existentes que podem dar resultados positivos para a empresa por um longo período de tempo.
Para que isso funcione, é importante que fique claro que qualquer tipo de sugestão de qualquer pessoa é bem-vinda e não haveria impactos negativos na participação. Em vez disso, os funcionários serão recompensados pela participação nas atividades do dia a dia.
Os cinco elementos primários do Kaizen
O Kaizen se baseia em cinco elementos primários:
1 — Círculos de qualidade: um círculo de qualidade é um grupo de pessoas que trabalham no mesmo projeto ou em um projeto semelhante, que se encontram regularmente para identificar, analisar e resolver questões relacionadas ao trabalho.
2 — Moral melhorada: esse é um passo importante para alcançar eficiência e produtividade a longo prazo.
3 — Trabalho em equipe: Kaizen se esforça para ajudar os funcionários a pensar que todos fazem parte de uma equipe e precisam se esforçar coletivamente para ter sucesso.
4 — Disciplina pessoal: um compromisso com a disciplina pessoal de cada funcionário garante que a equipe permaneça forte.
5 — Sugestões de melhoria: coletar feedback de todos os funcionários garante que os problemas sejam resolvidos antes que se tornem significativamente grandes.
Veja também:
- Senpai e Kouhai – Saiba o significado e qual a relação entre eles
- O que significa a gíria Waifu? E Husbando?
- 10 Livros sobre empreendedorismo para começar um negócio
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.