O que é marketing?

O marketing é uma área muito interessante e necessária, principalmente para as empresas. Descubra as principais características e funções do marketing.

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O marketing é uma área que vem se desenvolvendo muito dentro de empresas e como força de marca. Isso ocorre devido a necessidade de dominação do mercado por parte dos negócios e empreendimentos.

Assim, marketing abrange muitos conceitos, estratégias e áreas de atuação para compreender toda a dimensão de negócios.

O que é marketing?

Marketing é uma palavra derivada do inglês market, que significa mercado, sendo utilizado como mecanismos que orientam relações de troca de produtos, serviços ou ideias.

Seu conceito é bastante amplo, mas pode ser delimitado de forma geral como um conjunto de técnicas, métodos e atividades aplicados ao estudo da necessidades do mercado e do público, sobre as vendas e produtos para desenvolvimento das empresas e atender as necessidades dos clientes.

Além disso, a fidelização do cliente se torna uma atividade muito importante e central no marketing. Somado a isso, é necessária uma geração de valor sobre o próprio produto, serviço ou marca do negócio.

Isso mostra, com é errada a concepção de muitas pessoas que definem o marketing apenas como venda ou divulgação.

Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.

Philip Kotler

O que faz o profissional de marketing?

Esse profissional deve ter um conhecimento aprofundado sobre o assunto de modo a conhecer muito bem a marca ou empresa que oriente e o cliente, sabendo seus hábitos, medos, anseios, procura, etc.

Com isso, ele irá atuar para responder expectativas de modo a fidelizar o cliente, de acordo com as valores da organização.

Assim, ele irá atuar em diversas frentes, desde o planejamento até o relacionamento com clientes. É muito comum o profissional atuar mais frequentemente na área de vendas.

Além disso, ele fará o planejamento de marketing, precisando definir as campanhas, pensando na periodicidade, as ferramentas que serão utilizadas e os meios de comunicação adequados para atingir o público alvo.

O que o marketing estuda?

O marketing basicamente estuda os mecanismos que regem as relações de troca, entre bens, serviços e ideias, fluindo entre quatro eixos principais, formando o conceito dos 4 P’s: Preço, Praça, Produto e Promoção.

Esse conceito dos 4P’s foi criado por Philip Kotler adentrando o universo do “Marketing Mix”. Com isso, estuda-se as principais características abordadas e utilizadas visando atingir bons resultados.

Produto: O produto é colocado no mercado como uma solução, para suprir uma necessidade de um grupo possível de clientes. Dessa forma, o entendimento sobre as necessidades dos clientes encontradas no mercado é essencial para a criação e disponibilização de um produto que atenda essas necessidades.

Preço: Esse é o valor final pago pelo serviço, bens ou ideia. O preço deve ser satisfatório, atendendo o mercado no qual está inserido, respeitando os parâmetros de concorrência.

Praça: Além desse de “praça”, também é muito utilizado o termo “distribuição”. Isso acontece porque esse conceito está ligado a forma de comercialização do produto com o cliente. Assim, é importante pensar na logística de distribuição, levando em consideração a facilidade de se encontrar o produto, uma entrega eficiente, segura e custo dentro do limite.

Promoção: A “promoção” também é referida como “comunicação”, porque nesse eixo estão as estratégias de divulgação para demonstrar o potencial do produto, ou serviço.

Tipos de marketing

O marketing se desdobra em diversas áreas, como citado anteriormente, para garantir a obtenção do maior benefício possível, aplicando conhecimentos avançados a respeito da prospecção de mercados e da sondagem de opiniões. Com isso, a carreira de marketing se diversifica e também suas áreas de atuação.

Áreas de atuação

O marketing pode ser associado a diversas áreas e nas mais diferentes possíveis. Dentro de cada especificação ele vai desenvolver a temáticas e conceitos ali inseridos.

Por exemplo, o marketing cultural irá trabalhar e associar a marca a projetos culturais, seja por meio de apoios ou patrocínios. Outro exemplo é o marketing social, que irá promover uma causa para conscientizar e informar a população. Mais exemplos:

  • Marketing Antropológico;
  • Neuromarketing;
  • Marketing Político;
  • Marketing Esportivo;
  • Marketing de Relacionamento;
  • Marketing Pessoal, etc.

Os principais tipos de marketing são:

Inbound Marketing

Esse tipo de marketing também é chamado de marketing de atração e funciona de forma que a empresa não “corre atrás” dos seus clientes, como acontece tradicionalmente. Na verdade, ele atrai interessado, chamados de “leads”, através de algumas estratégias, com a criação de conteúdo que desperte ainda mais o interesse e transforme esse lead em cliente.

Outbound Marketing

O outbound trabalha com uma abordagem prospectiva do cliente, de forma que identifica possíveis consumidores e utiliza canais, como banners em redes sociais, sites, anúncios em TV, entre outros, para alcançá-los e transformá-los em clientes.

Marketing de Conteúdo

Aqui as marcas utilizam o marketing de conteúdo como forma de captação e fidelização de clientes. Os materiais produzidos podem variar seu conteúdo de acordo com o seu negócio. Essa estratégia está sendo muito utilizada com quem tem empresas que atuam fortemente em redes sociais.

Marketing Digital

No marketing digital são utilizadas estratégias para o meio eletrônico. Os canais utilizados são diversos, como sites, blogs, aplicativos, redes sociais, e-mails, buscadores e banners. Além disso, o marketing digital atua com a coleta de dados online para segmentação de público e efetiva mensuração de público.

Marketing de Relacionamento

Muitas empresas estão tentando aproximar suas relações com clientes, porque atualmente estamos submersos em um universo cheio de marcas. Assim, elas, além de ter um forte posicionamento e diferencial, devem se mostrar útil e relacionar com os clientes de forma efetiva, a fim de garantir a fidelização. Por isso, o marketing de relacionamento se torna tão essencial para as empresas nos dias de hoje.

Marketing Pessoal

O marketing também pode ser aplicado em pessoas e não só em empresas. Assim, o marketing pessoal serve para transmitir e fortalecer sua imagem pessoal, seguindo seus valores, princípios, qualidades, e características específicas. É muito utilizado para transformar profissionais em referências em seus mercados profissionais.

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