O que é MBA?
Modalidade é indicada para pessoas que já estão no mercado e pretendem ascender profissionalmente.
É um curso da área de Administração de Empresas, com enfoque em disciplinas como finanças, recursos humanos, liderança, estratégia, marketing, operações, entre outras.
O MBA é muito procurado por profissionais que já estão no mercado, mas pretendem melhorar seus conhecimentos em gestão e negócios e ter uma percepção mais aprofundada do mundo corporativo, como é o caso de executivos, gestores e empresários.
Durante o curso, os alunos aprendem as teorias mais aceitas na área da Administração e vivenciam situações sobre gestão debatendo cases de situações reais, em que os professores atuam como mediadores. Dessa forma, eles são preparados para enfrentar diversas situações e resolver problemas no dia a dia profissional.
São cursos de curta duração, com uma carga horária de pelo menos 360 horas. Normalmente as aulas ocorrem aos sábados ou à noite, em dias úteis, sendo que as aulas a distância devem ocupar no máximo 20% da carga horária.
Tipos de MBAs
Existem vários tipos de MBAs com foco em temas específicos, como saúde, agronegócio, marketing ou tecnologia da informação. Mesmo sendo direcionados a esses segmentos, esse modelo de MBA precisa dedicar dois terços da carga horária para disciplinas de gestão e administração.
A maioria dos MBAs exige uma monografia como trabalho de conclusão de curso, mas não é necessário fazer a defesa diante de uma banca. Ao final do curso, o aluno recebe apenas um certificado com o título de especialista, ao invés de um diploma, como ocorre no mestrado.
Nos EUA, o MBA tem o peso de mestrado, com duração de 1 a 2 anos. As instituições de ensino do Brasil adotaram essa denominação apenas por questões de marketing, como uma forma de agregar valor a esses cursos.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.