Mecenas – Significado, Quem Eram, Sinônimos

A figura dos mecenas foi essencial no desenvolvimento das artes plásticas, da literatura e da arquitetura durante o Renascimento.

0

Quem eram os Mecenas? Mecenas são os indivíduos ou instituições que protegem os letras e as artes, ou que patrocinam e investem em arte e cultura, e nos eventos culturais.

Deriva do termo Mecenato, que se refere ao patrocínio e incentivo dado a artistas e literatos para a realização de suas atividades artísticas e culturais, como exposições, restauração de obras de arte e monumentos, peças de teatro e feiras de livro.

Mecenato, e consequentemente Mecenas, são termos que derivam do nome de Caio Cílnio Mecenas. Ele era conselheiro do imperador romano Otávio Augusto, e patrocinou a produção de diversos artistas, poetas e intelectuais na Roma Antiga por volta do século I a.C, sustentando boa parte da produção cultural dessa época.

Os mecenas também tiveram um papel fundamental durante o Renascimento Cultural, entre os séculos XV e XVI. Graças à sua contribuição, as artes plásticas, como pintura e escultura por exemplo, a literatura e a arquitetura, tiveram um grande desenvolvimento nesse período.

Isso se devia ao fato de que a prática do mecenato era uma forma de conseguir prestígio e reconhecimento da sociedade. Dessa forma, as pessoas que tinham mais poder e dinheiro, como grandes comerciantes, banqueiros, condes, príncipes e bispos, financiavam e investiam fortemente na produção artística de artistas ou literatos.

Já a burguesia, que abrangia os comerciantes e prestadores de serviços que enriqueceram com o Renascimento Cultural, praticava o mecenato a fim de alcançar mais facilmente o status de nobreza, que também poderia ser obtida com a compra de títulos de nobreza.

Entre os mecenas mais importantes desse período, destacaram-se: o rei da França, Francisco I (1494 – 1547), o duque de Milão Galeazzo Maria Sforza (1444 – 1476), o banqueiro e político italiano Cosme de Médici (1389 – 1464) o duque de Urbino Federico da Montefeltro (1422 – 1482) e o banqueiro italiano Lourenço de Médici (1449 – 1492).

Sinônimos de Mecenas

São sinônimos de mecenas:

  • patrocinador;
  • protetor;
  • patrono.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.