Natação: o que é, benefícios para saúde, regras e modalidades

Conheça os beneficios que esse esporte tem por trás. Saiba sua história, quais são as regras e as modalidades existentes em casos de competição.

1

A natação é o esporte realizado na água, com efeito ou exercício de nadar. Há a movimentação de grande parte dos músculos e articulações do corpo, e é por isso que esse esporte traz diversos benefícios para a saúde física.

História da Natação

Sobre sua história, a natação acompanha o homem desde o surgimento do homem. Mas é claro, que de lá pra cá houveram mudanças. Sabe-se que os povos da Antiguidade eram grandes nadadores: no Antigo Egito, por exemplo em 3000 a.C., os filhos dos nobres aprendiam a nadar desde cedo.

Regras da Natação

Na Grécia, a prática da natação ganhou grande importância, uma vez que a mesma proporcionava o desenvolvimento harmonioso esteticamente do corpo, algo bastante valorizado pela sociedade grega. Posteriormente, passou a fazer parte das olimpíadas gregas.

Atualmente, se sabe que este esporte é ideal para quem tem problemas respiratórios, quem procura emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar o condicionamento físico, uma vez que a natação liberação de tensões, resistência muscular, diminuição do estresse, do colesterol e da pressão arterial, melhora a circulação sanguínea.

Em algumas ocasiões, a natação é motivo de competição, como em caso de olimpíadas. Seu principal objetivo consiste em seus participantes atingir primeiro o outro lado da piscina. As competições são divididas de acordo com o tamanho do percurso, que pode ser de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m, e também modalidades de tipos de nados, que são baseados de acordo com o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços.

Modalidades da natação

  • Nado crawl: O peito do participante fica imerso, as pernas alternam-se em batidas e os braços são alternados simultaneamente. A força dos movimentos das pernas é de cima para baixo.
  • Nado de costas: A barriga fica para cima, os movimentos de braços e pés são semelhantes aos do crawl, diferenciando, que nesse é de baixo para cima.
  • Nado de peito: O retorno do braço é conduzido sob a água e em que uma grande quantidade de resistência frontal é experimentada.
  • Nado borboleta: A barriga da pessoa estará voltada ao fundo da piscina os braços são elevados simultaneamente para fora da água, e levados para trás juntos. As pernas ficam juntas para dar impulso.

Regras da Natação

Em caso de competição, é admitido como infração do candidato quando:

  • A medida que o atleta queima a saída duas vezes.
  • Quando as duas mãos não batem na borda da piscina ao mesmo tempo nas modalidades peito e borboleta.
  • No momento em que nenhuma parte do corpo do atleta encosta na borda da piscina durante a virada.
  • Cada vez que o atleta faz uma pernada vertical de golfinho na saída da prova ou durante a virada.
  • Em caso de revezamento, a equipe poderá ser eliminada se o atleta que está aguardando pular na piscina antes do seu parceiro terminar o percurso e encostar na borda da piscina.

você pode gostar também
  1. Sayure D. Santos Diz

    Olá, adorei o seu artigo.. Muito bom o conteúdo, já até me registrei pra continuar recebendo seus conteúdos! Aproveita e também dá uma olhadinha no meu, pois tenho informações complementares por lá. Acredito que irá gostar muito! Sucesso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.