O que é molécula?

Continue lendo para conhecer melhor essa estrutura química!

Você já deve ter ouvido falar sobre átomos e moléculas, mas você realmente sabe o que é molécula?

Molécula é um conjunto de átomos, que podem ser iguais ou não, unidos através de ligações covalentes. Elas podem ser simples ou complexas, a depender da quantidade de átomos existentes.

Tipos de moléculas

As moléculas são estáveis, por isso, consideradas neutras. Elas podem ser simples, como o oxigênio que respiramos que é formado por 2 átomos de oxigênio (O2) ou complexas como as buckyballs.

Buckyballs são as maiores moléculas já encontradas no espaço, elas possuem formato de esfera e são formadas por 60 átomos de carbono interligados.

Quando muitas moléculas se unem elas dão origem a substâncias. Sendo assim, uma substância pode ser formada por um grande número de moléculas, com diversos átomos diferentes.

A água, por exemplo, é uma substância formada por muitas moléculas de H2O unidas entre si. Isso indica que em cada molécula de água existem dois átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio compartilhando elétrons entre si.

Já o açúcar comum que usamos para adoçar sucos, café, bolos e doces é formado por moléculas de sacarose (C12H22O11).

A sacarose é uma molécula complexa que é composta por 45 átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio unidos entre si.

Geometria molecular

Os átomos se posicionam nas moléculas de diferentes maneiras buscando a estabilidade, isso faz com que a disposição espacial delas sejam diversificadas em diferentes geometrias.

Veja no quadro abaixo as principais.

Geometria das moléculas
Geometria das moléculas

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More