Ciclo da água – Resumo

A maior parte da matéria de todos os seres vivos é constituída de água, um ser humano possui cerca de 70% do seu corpo composto pela água.

0

A maior parte da matéria de todos os seres vivos é constituída de água. Um ser humano possui cerca de 70% do seu corpo composto pela água e uma árvore no auge de seu desenvolvimento tem por volta de 80% de água no seu corpo.

Por conseguir dissolver quase todas as substâncias, a água é considerada um solvente universal. Além disso ela é capaz de realizar o transporte de substâncias nos organismos e facilitar assim as reações químicas entre elas.

A água é importante também para o processo de fotossíntese, fornecendo átomos de hidrogênio para a síntese da matéria orgânica.

A maior parte da água do planeta Terra encontra-se nos oceanos, cerca de 97%, o restante é dividido entre geleiras, rios, lagos, lençóis subterrâneos e a atmosfera. Menos de 1% do total de água doce é adequada ao consumo.

A evaporação da água de lagos, rios e oceanos se dá através do calor emitido pela luz do Sol, e essa água em forma de vapor entra para a atmosfera. A respiração, a transpiração e a excreção dos seres vivos também libera vapor de água para a atmosfera.

Com a formação das chuvas, a água retorna aos lagos, rios, oceanos, geleiras e para o solo. No solo ela pode se infiltrar e formar os lençóis subterrâneos.

Resumo do ciclo da água

Confira na imagem a seguir o resumo do ciclo da água:

Ciclo da água

Veja também: 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.