Molécula é um conjunto de átomos, que podem ser iguais ou não, unidos através de ligações covalentes. Elas podem ser simples ou complexas, a depender da quantidade de átomos existentes.
Tipos de moléculas
As moléculas são estáveis, por isso, consideradas neutras. Elas podem ser simples, como o oxigênio que respiramos que é formado por 2 átomos de oxigênio (O2) ou complexas como as buckyballs.
Buckyballs são as maiores moléculas já encontradas no espaço, elas possuem formato de esfera e são formadas por 60 átomos de carbono interligados.
Quando muitas moléculas se unem elas dão origem a substâncias. Sendo assim, uma substância pode ser formada por um grande número de moléculas, com diversos átomos diferentes.
A água, por exemplo, é uma substância formada por muitas moléculas de H2O unidas entre si. Isso indica que em cada molécula de água existem dois átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio compartilhando elétrons entre si.
Já o açúcar comum que usamos para adoçar sucos, café, bolos e doces é formado por moléculas de sacarose (C12H22O11).
A sacarose é uma molécula complexa que é composta por 45 átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio unidos entre si.
Geometria molecular
Os átomos se posicionam nas moléculas de diferentes maneiras buscando a estabilidade, isso faz com que a disposição espacial delas sejam diversificadas em diferentes geometrias.
Veja no quadro abaixo as principais.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.