Monofobia: a fobia que muitos têm e às vezes nem sabem!
Casos dessa condição tem aumentado bastante ao longo do tempo. Saiba mais detalhes!
Aproximadamente 8% das pessoas têm algum tipo de fobia. As mais frequentes são o medo de morrer, o medo de morrer afogado e o medo de ser atacado. Mas você já ouviu falar ou sabe o que é monofobia? Essa é uma fobia que precisamos prestar atenção, pois começou a ter um aumento significativo de casos.
Leia mais: Brasil é o país mais afetado quando se trata de ansiedade e autoestima baixa
O que é monofobia?
Como conceito clínico, a monofobia é uma fobia que, como o próprio nome sugere, é caracterizada por um medo persistente e excessivo de ficar sem ninguém, apenas sozinho(a). Como outros tipos de fobias, o medo de ficar sozinho pode causar uma variedade de sintomas físicos e psicológicos.
Sintomas físicos e psicológicos da monofobia
A maneira como os sintomas monofóbicos se manifestam varia entre cada indivíduo, mas todos estão ligados a sinais de ansiedade intensa que podem levar a uma crise de ansiedade ou, se for mais grave, a ataques de pânico. Alguns deles são:
- Tontura ou vertigem;
- Falta de ar e sensação de asfixia;
- Dor no peito e taquicardia;
- Sudorese e tremores:
- Enjoo;
- Incapacidade de separar o real do irreal;
- Medo de morrer e de lugares desconhecidos.
O que causa a monofobia?
Pessoas que foram criadas em lares marcados por muita ansiedade, tensão e preocupação são frequentemente afetadas por fobias e ansiedade. Isso se deve ao fato de que as pessoas tendem a repetir os comportamentos dos pais com o tempo e com a experiência.
Esse trauma também pode resultar em testemunhar outras pessoas com dificuldade de estarem sozinhas ou de as pessoas evitarem ou julgarem você só porque você está solteiro. Às vezes, a pressão social para se ter um companheiro ou o abandono regular pode ser traumatizante o suficiente para causar essa fobia.
Na pandemia os casos aumentaram
Podemos dizer que a ansiedade é um dos principais sentimentos que atingem uma pessoa quando ela se depara com uma nova situação. Dessa forma, a depender de como seja a sua personalidade e experiência de vida, toda e qualquer situação pode ser uma ameaça diferente.
Para piorar, com a necessidade de isolamento criada pela pandemia em 2020, muitas pessoas passaram a desenvolver uma monofobia. Muitas pessoas passaram a ter crises dentro de suas próprias casas e o medo de estar sozinho foi se assolando.
Comentários estão fechados.