O que é plot twist?

Plot twist é um termo utilizado para referenciar grandes reviravoltas em um filme. Saiba de onde surgiu o conceito e confira exemplos.

0

Plot twist, ao pé da letra, significa “reviravolta no enredo”.

O termo é referente aos momentos em que o rumo da história muda completamente, com novos elementos. Além disso, também pode trazer novos significados ao que já tinha aparecido.

Separando as palavras, entende-se que plot significa enredo. Dessa forma, é importante lembrar que todos os filmes, assim como episódios de série, possuem enredo. Já twist significa reviravolta ou até mesmo girar.

Para esclarecer o que é plot twist, vamos exemplificar.

Suponha que no filme, a pessoa que você menos imaginava, a melhor amiga do protagonista, acaba sendo a vilã da história. Essa descoberta é o plot twist da trama.

De onde surgiu o conceito plot twist?

A origem do plot twist não é bem clara. Alguns citam como exemplo o longa O gabinete do doutor Caligari (Robert Wiene, 1920), no qual, no final, descobre-se que toda a história é uma ilusão de Francis (Friedrich Feher), internado em um manicômio.

O gabinete do doutor Caligari (1920)
O gabinete do doutor Caligari (1920)

Apesar disso, acredita-se que, a partir da década de 70, a prática passou a ser mais comum na sétima arte e o diretor Alfred Hitchcock ganhou grande destaque.

Nesse estilo, vários outros profissionais da área também adoravam prender seus espectadores com mudanças repentinas.

Filmes com plot twist

Confira abaixo alguns exemplos atuais de filmes com plot twist:

Clube da Luta (David Fincher, 1999)

Clube da Luta (1999)
Filmes com plot twist: Clube da Luta (1999)

O narrador da história enfrenta várias crises existenciais e um dia ele descobre que frequentar grupos de autoajuda pode ser eficiente.

Em paralelo a isso, ele conhece Tyler Durden (Brad Pitt), que o puxa para o seu mundo e, com o tempo, o narrador perde o controle.

Quando o narrador decide encerrar essa história, ele descobre que, na verdade, Tyler era outra parte de sua dupla personalidade, ou seja, os dois eram a mesma pessoa.

O Grande Truque (Christopher Nolan, 2006)

O Grande Truque (2006)
Filmes com plot twist: O Grande Truque (2006)

Na trama, Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) são mágicos que começam a criar grande rivalidade. Os enfrentamentos extrapolam a ponto de Alfred explodir a mente de Robert.

No fim, descobre-se que tudo não se passava de um plano para Robert se livrar do rival, e quem Alfred viu morrer foi um dos clones do mágico.

Alfred, que seria o suposto culpado, foi condenado à execução, mas ele tinha um irmão gêmeo idêntico que morreu em seu lugar.

Ilha do Medo (Martin Scorsese, 2010)

Ilha do Medo (2010)
Filmes com plot twist: Ilha do Medo (2010)

O longa-metragem se passa em Boston, no ano de 1974. Na trama, Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) e seu parceiro, investigam o desaparecimento de uma paciente.

No final, descobre-se que Teddy era apenas mais um dos pacientes, condenado por matar sua esposa.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.