O que é um Planeta Telúrico?

Existem muita informações sobre os planetas, estrelas e satélites que muitos não conhecem. Confira agora o que são os planetas telúricos.

0

O universo, o espaço e todo o cosmos são inegavelmente interessantes. Todos os planetas, estrelas e demais astros vem levantando dúvidas e chamando a atenção da humanidade por muitos anos.

Sendo assim, vamos explicar um pouco mais sobre os astros, começando com os planetas telúricos. Embora o nome seja um pouco complicado, o seu significado é bastante simples.

Planetas telúricos são aqueles planetas que são rochosos, como Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. O fato de todos estarem perto do sol não é uma simples coincidência. Bom, ambos possuem uma densidade maior, justamente por estarem mais perto do sol.

Além dos rochosos, existem também os planetas gasosos.

Conheça mais sobre cada um dos planetas telúricos:

Mercúrio

O planeta é o menor de nosso Sistema Solar, e o mais próximo do sol. Além disso, Mercúrio praticamente não tem atmosfera, e suas temperaturas podem chegar a 400°C. Uma curiosidade sobre o astro é que seu movimento de translação (movimento ao redor do sol), tem duração de 88 dias.

Vênus

Misticamente conhecido como o planeta do amor, Vênus é o planeta mais quente de nosso sistema. Suas temperaturas podem chegar a 460°C, isso porque o astro tem um forte efeito estuda, que aquece todo planeta.

Uma curiosidade sobre o planeta é que Vênus é o mais próximo a Terra, e é muito parecido com o nosso. Ambos possuem núcleo de ferro, manto rochoso e uma crosta. Embora toda semelhança, a proximidade com o sol torna inviável a vida humana no planeta.

Terra

É o maior dos planetas rochosos, assim como quinto maior de todo o sistema solar. Até agora, a Terra é o único planeta com condições para a vida humana. Isso porque o astro tem cerca de 70% de água em estado líquido – elemento extremamente necessário para nós.

Além de ser rochoso, a atmosfera da Terra é composta por gases, e a temperatura média é de cerca de 15°C. Temos um satélite natural, a Lua.

Marte

O famoso planeta vermelho vem sendo bastante estudado nos últimos anos. Isso devido algumas semelhanças de Marte com a Terra. Ambos possuem a duração do dia semelhantes e contam com o mesmo número de estações. Entretanto, seu núcleo é frio, diferente do nosso.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.