O que significa a sigla INPE?

A sigla se trata de um instituto nacional que muitos provavelmente desconhecem completamente. Confira o que significa INPE!

0

Talvez não seja de conhecimento geral, mas o Brasil tem um próprio órgão de ciência espacial. Estamos falando do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE.

O instituto surgiu no início dos anos 1960. Na ocasião, a guerra fria estava em seu auge, e já havia começado a corrida espacial, com União Soviética e Estados Unidos disputando não só a ideologia na Terra, como também no espaço.

A missão do INPE é a produção de ciência na área espacial, assim como dos ambientes terrestres. Além disso, o instituto realiza pesquisas nas áreas de previsão de tempo e estudos climáticos, engenharia e tecnologia espacial. Bem como ciência do sistema terrestre e vários outros.

História

A ideia de um órgão de pesquisa especial no Brasil surgiu em 1960, na Sociedade Interplanetária Brasileira. No ano seguinte, o presidente Jânio Quadros assinou decreto para a criação do Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Especiais (GOCNAE), o que mais tarde se tornaria o INPE.

Além disso, o projeto tinha como objetivo interligar a política espacial com as relações exteriores, bem como desenvolver a troca técnico-cientifica e cooperação internacional.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.