O que foi a Revolução Verde?

A Revolução Verde tinha como objetivo aumentar a produção agrícola através da fertilização, pesquisas em sementes e utilização de novas tecnologias.

0

A Revolução Verde reúne inovações tecnológicas que visam o aperfeiçoamento das práticas agrícolas. A expressão foi criada em 1966, durante uma conferência na cidade de Washington.

No entanto, a modernização agrícola que resultou na Revolução Verde teve seu início já no fim da década de 1940.

O intuito era ampliar a produção agrícola por meio da fertilização do solo, de estudos em sementes e adoção de máquinas para o aumento da produção.

Para intensificar a produtividade, desenvolveram-se sementes apropriadas para cada tipo de solo e clima, produziram-se máquinas e houve o ajustamento do solo para a plantação.

Alguns fatores contribuíram significativamente para a ampliação da produção agrícola:

  • Plantio de sementes desenvolvidas em laboratórios
  • Plantio de sementes modificadas em laboratórios
  • Implementos agrícolas
  • Máquinas
  • Fertilizantes
  • Adoção de agrotóxicos

Tanto as sementes desenvolvidas quanto as modificadas em laboratórios possuem uma forte resistência a doenças e pragas.

Financiadas pelo grupo Rockefeller, com sede em Nova Iorque, tais medidas foram tomadas utilizando como justificativa o aumento da produção de alimentos para ampliar o acesso e, assim, acabar com a fome no mundo.

O grupo norte-americano aumentou seu mercado consumidor e fortaleceu a corporação. Os principais países consumidores dos pacotes de insumos agrícolas foram o Brasil, Índia e México.

Mesmo havendo um aumento expressivo na produção de alimentos, o problema da fome não foi resolvido, pois os alimentos produzidos nos países subdesenvolvidos são enviados aos países ricos, como os da União Europeia, Estados Unidos e Japão.

A modernização do campo modificou o cenário agrário. Os produtores que não se adaptaram às novas tecnologias, não conseguiram se manter por não atingirem a produtividade necessária.

Assim, se endividaram buscando mecanizar suas atividades. A única forma de pagar a dívida seria a venda de suas terras.

A Revolução Verde forneceu novas tecnologias agrícolas mais eficientes, mas não resolveu os problemas sociais, como a expulsão do pequeno produtor de sua terra e a fome mundial.

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.