O que pensa a ciência sobre os efeitos do café
Presente no cotidiano de milhares de brasileiros, confira qual a opinião da ciência em relação aos benefícios e aos malefícios do café.
Sendo considerado uma das bebidas mais populares do mundo, o café está muito presente no cotidiano do brasileiro. Inclusive, chega a ser difícil imaginar um dia sem uma xícara da bebida. Além disso, boa parte das pessoas o ingere diariamente, alguns mais de uma vez. No entanto, o consumir dessa forma faz bem para a saúde? Acompanhe a leitura e confira os benefícios e os malefícios do café!
Leia mais: Estudos alegam que cerveja pode causar câncer intestinal
Quais os benefícios do café?
Por conta da sua composição, o grão tem a capacidade de sintetizar substâncias naturais benéficas para a saúde. A cada novo estudo, são descobertos novos jeitos de melhor aproveitar essa farmácia natural, e a partir dessas pesquisas científicas que ficamos sabendo de alguns benefícios da bebida:
- Auxilia no aumento da disposição;
- Reduz o risco de desenvolvimento da diabetes tipo 2;
- Previne doenças cerebrais;
- Ajuda no processo de perda de gordura corporal;
- Cientistas sugerem que a bebida pode estar ligada a saúde do fígado;
- A sua ingestão regular pode reduzir em até 15% o risco de doenças do coração, conforme pesquisas.
Malefícios do consumo exagerado do café
Embora tenha uma gama de benefícios, é necessário ter moderação. O exagero na ingestão de cafeína pode gerar desidratação corporal, que ocasiona irritação ou ansiedade. Além disso, pode afetar significativamente a qualidade do sono, essencial para a regulação do metabolismo.
Portanto, controle os excessos e confira as seguintes orientações:
- Especialistas indicam o consumo diário de até 400 miligramas de cafeína;
- A ingestão durante a gravidez e para crianças não é recomendada;
- O ideal é não beber café perto da hora de dormir;
- Seu consumo é recomendado sem açúcar.
Assim, se consumido sem excessos e de maneira consciente, o café se torna um grande aliado da saúde, trazendo diversos benefícios para o organismo, nos deixando despertos e ativos. Mas caso sua ingestão seja exagerada, estes benefícios podem sofrer o “efeito rebote”, quando algo que era para ser bom, se transforma em algo ruim.
Comentários estão fechados.