Gêmeos digitais: o que são e por que são importantes?

Conheça essa versão super inteligente de você que poderá existir de forma on-line no futuro.

Já pensou em criar uma versão on-line sua? Uma cópia exata de si mesmo, mas em uma versão ainda mais inteligente?

A realidade virtual já se tornou comum em algumas situações, e suas inovações têm se tornado progressivamente mais frequentes. Tudo o que conhecemos, aos poucos, vêm sendo replicado digitalmente, e, consequentemente, eventualmente até nós mesmos iremos sofrer essa “duplicação digital”. O resultado disso é chamado de gêmeo digital, para saber o que eles são e o que farão, confiram o artigo a seguir!

Leia mais: FGV lança E-Book gratuito que ajuda a entender o metaverso.

Gêmeos digitais: o que são e para o que servem

Com a chegada do metaverso, assuntos como esse se tornaram extremamente recorrentes. Um mundo virtual habitado somente por avatares, que representam pessoas reais, será a nova febre das tendências tecnológicas.

Um gêmeo digital é justamente uma réplica exata de algo que existe no mundo físico, porém com uma missão importante: ajudar a melhorar esse algo, ou seja, trazer, de forma inteligente, melhorias à versão real.

Inicialmente, esses gêmeos eram apenas modelos de computador em 3D. Porém, com a evolução do meio digital, juntamente ao avanço da inteligência artificial, tornou-se possível construir algo digitalmente, que está em constante aprendizado e propondo melhorias à sua inspiração real.

A jornada para o desenvolvimento desses avatares já está em estágio inicial, porém ainda bastante primitivo. Consoante o analista de tecnologia Rob Enderle, estima-se que será possível obter as primeiras versões desses “gêmeos digitais pensantes” antes do final da década.

Atualmente, é nas áreas de design de produto, distribuição e planejamento urbano que o uso dessas ferramentas é mais sofisticado. Na Fórmula 1, por exemplo, as equipes McLaren e Red Bull utilizam dos gêmeos em seus carros de corrida, para melhorá-los cada vez mais.

Já nas áreas das cidades, Singapura e Xangai possuem esses dispositivos. Em Singapura, uma das tarefas do seu gêmeo digital é ajudar a encontrar novas formas de locomoção para as pessoas, de uma maneira mais limpa, ou seja, evitando áreas de intensa poluição.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More