Você sabia que o sal pode aumentar a queda de cabelo?
Consumir mais que o recomendado de sal diariamente pode trazer diversos malefícios além da queda de cabelo
A queda de cabelo é um problema enfrentado por muitas pessoas e é uma questão natural, o cabelo de todo mundo cai vez ou outra. Nesse sentido, o consumo elevado de sal é uma das causas da queda de cabelo. Por isso, e devido a outros impactos que esse consumo exacerbado traz para saúde, é necessário maneirar na quantidade de consumida.
Veja também: Confira alguns hábitos que provocam a queda de cabelo
Sal causa queda de cabelo
Caso você veja frequentemente muito cabelo espalhado pelo chão e se ao tomar banho a quantidade de cabelo que cai parece exagerada, é preciso ter atenção. Nesses casos, provavelmente você está com uma queda fora do comum, que pode estar ligada a alguma questão de saúde e provavelmente nutricional.
Muitas são as causas da queda de cabelo. No entanto, o que muitos não sabem é que o excesso de sal na alimentação pode ser um dos fatores que está influenciando nisso. Isso ocorre pois o consumo elevado deste item acumula sódio em torno dos folículos pilosos, diminuindo o brilho e movimento dos fios que acabam caindo. Além disso, o sal é rico em iodo, uma substância que ajuda no combate de infecções em torno dos folículos e por isso, causa queda de cabelo.
Outros malefícios do sal para a saúde
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o consumo recomendado de sal para uma dieta saudável é de 5 gramas por dia. No entanto, no Brasil a maioria das pessoas consomem uma quantidade muito maior, com uma média de 12 gramas diárias, e isso pode ser muito prejudicial à saúde.
O sal é um ingrediente que quando consumido em excesso pode trazer algumas complicações muito mais graves que a queda de cabelo, como algumas doenças crônicas. Sendo assim, esse consumo em excesso pode causar hipertensão, problemas cardíacos, doenças renais e câncer. Por isso, é necessário controlar a quantidade de sal colocada nas comidas, bem como olhar rótulos de produtos industrializados para checar a quantidade de sódio.
Comentários estão fechados.