Qual a ordem dos planetas do Sistema Solar?

Os corpos celestes ocupam uma posição específica em relação ao sol, sendo ele a a fonte de energia dos planetas.

0

Localizado na Via Láctea, o Sistema Solar é um conjunto de corpos celestes como planetas, cometas, planetas-anões, asteroides e outros que orbitam em torno do Sol, que é considerado uma estrela. Esses corpos celestes possuem posições determinadas em relação ao sol.

Isso porque o sol é o principal componente do Sistema Solar. Ele é a fonte de energia dos planetas e é por causa de sua força gravitacional que os planetas ficam em órbita.

Por exemplo, a distância entre a Terra e o Sol e de aproximadamente 150 milhões de quilômetros. A luz leva cerca de 8 minutos para chegar até o planeta.

Pelas definições da UAI, há oito planetas no Sistema Solar: em ordem de proximidade do Sol, são os quatro planetas telúricos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, e depois os quatro gigantes gasosos Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Veja o esquema:

Além dos oito principais, há também os planetas-anões sendo: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris.

Plutão já foi foi considerado como um planeta, mas, a partir de 2006, foi “rebaixado” à categoria de planeta-anão.

O que aconteceu foi que apesar de se encontrar muito próximo dos chamados Gigantes Gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno), era o menor dos planetas do nosso sistema.

No entanto, após a descoberta do planeta anão Éris e a perspectiva (hoje tida como falsa) de que esse era maior que Plutão, começou-se a questionar se Plutão poderia ser realmente classificado como planeta.

Você também pode se interessar:estudos

Qual a diferença entre planetas e estrelas?
Plano de aula sobre o Sistema Solar

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.