Os organismos que possuem cloroplastos apresentam a cor verde porque dentro deles está a clorofila, um pigmento capaz de capturar e armazenar energia da luz solar para o processo de fotossíntese.
Estima-se que cada célula fotossintetizante contenha entre 40 e 50 cloroplastos.
Eles são revestidos por duas membranas lipoproteicas, com um complexo membranoso no interior com bolsas contendo pequenos discos achatados e empilhados, os quais chamamos de tilacoides. Cada pilha de tilacoides forma um granum.
Os granum estão imersos numa matriz chamada de estroma, que é semelhante a das mitocôndrias e contém DNA, RNA, enzimas, ribossomos, além de transportadores de elétrons e o complexo ATP-sintase.
Fotossíntese
A principal função dos cloroplastos é captar e armazenar energia solar para ser utilizada durante o processo da fotossíntese, sem eles esse processo não aconteceria, dizimando o Reino Plantae.
Teoria endossimbiótica
Os cloroplastos são organelas que possuem genoma próprio e, por isso, são capazes de sintetizar uma parte de suas proteínas.
Assim como outras organelas, acredita-se que o cloroplasto surgiu a partir da endocitose de outros organismos como as cianobactérias.
As proteínas que eles não são capazes de sintetizar, são sintetizadas pelo DNA celular.
Veja também:
- Organelas – Complexo de Golgi
- Organelas – Retículos endoplasmáticos e ribossomos
- Classificação das plantas
- Mitocôndrias e a respiração celular
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.