Os 4 marcos do crescimento humano: em qual deles você se encontra?

A vida é diferenciada por 4 etapas distintas, como afirmaram os teóricos. Entenda em qual direção a sua vida está neste momento.

Existem diferentes modelos de estágios  de desenvolvimento humano que foram propostos por teóricos ao longo do tempo.  Um desses modelos é o desenvolvido por Sigmund Freud, que consiste em quatro estágios com características e desafios específicos.

Segundo Freud, os indivíduos podem ficar “fixados” em certos estágios, o que moldaria sua personalidade na vida adulta. Esse modelo também apresenta quatro estágios, mas com uma ordem e abordagem diferentes.

Aqui estão as características e desafios de cada estágio, para que você possa identificar qual deles mais se relaciona com você.

Os 4 estágios da vida

Dependência

Neste estágio, as pessoas dependem dos outros para atender às suas necessidades básicas e tomar decisões. O desafio é desenvolver autonomia e assumir responsabilidade por si mesmos.

Geralmente, é a fase da infância. Embora tenham crescido, muitos adultos continuam na fase de dependência externa para a sobrevivência.

Contra-dependência

O estágio da contra-dependência é frequentemente associado aos “terríveis dois anos” na infância, quando as crianças começam a aprender a dizer não e a se afastar dos cuidadores.

No entanto, esse estágio também se manifesta durante a adolescência. É chamado de “contra-dependência” porque, embora você ainda seja dependente — afinal, aos 13 anos, a maioria de nós não é capaz de ter um apartamento ou um emprego próprio — você está reagindo contra a dependência.

Independência

No estágio da independência, idealmente, você navega com sucesso pelos estágios anteriores. Você se acalma e não está constantemente em conflito com seus pais.

Nesse estágio, você ingressa na fase adulta, seja indo para a faculdade, mudando-se para um novo lugar ou iniciando uma vida independente de outras formas.

Você começa a assumir responsabilidades financeiras, pagar suas próprias contas, tomar decisões importantes e cultivar amizades íntimas.

Durante esse período, você se torna mais autêntico, descobrindo sua identidade e se tornando uma versão verdadeira de si mesmo, em vez de uma mera reprodução do que veio antes.

Interdependência

Você supera o estágio de autossuficiência e reconhece que não pode fazer tudo sozinho. Você aprende a pedir ajuda aos outros e entende que isso não significa fraqueza nem afeta sua autoconfiança. Passa a reconhecer sua capacidade de se sustentar e confia que os outros podem ser um apoio.

Embora você esteja próximo, ainda há um desafio a enfrentar. Você permite que os outros ajudem, mas precisa manter o controle. Pode ser difícil abrir mão do controle completo e confiar plenamente nas habilidades e decisões dos outros.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.