Os melhores filmes para curtir e estudar História!
Os principais períodos históricos são, frequentemente, explorados por obras cinematográficas bastante conhecidas que ajudam a estudar para o Enem.
A História da humanidade, apesar de períodos bastante obscuros, é fascinante. Estudar os suas diversas fases, desde o surgimento da vida na Terra até os dias atuais, ajuda a compreender o comportamento do homem em cada época.
Muita gente afirma não gostar de História devido às datas e várias informações que podem confundir a cabeça. Mas, quem disse que o estudo dessa disciplina precisa, apenas, ficar restrito aos livros?
Obras cinematográficas exploram, com frequência, as diversas fases históricas da humanidade. Filmes épicos, dramáticos, de ação e comédia retratam épocas como a Pré-História ou o período do romantismo.
Confira, a seguir, os melhores filmes para estudar História sem deixar de relaxar!
A Guerra do Fogo
Retrato fiel da Pré-História, a descoberta do fogo e o contato de tribos menos desenvolvidas com grupos que já dominavam técnicas avançadas de comunicação. O filme é um pouco lento mas, é excelente para entender a vida naquele período.
300
O longa traz a história da Batalha de Termópilas, quando 300 espartanos acompanhados de sete mil homens (poucos, eram soldados) pararam a invasão da Pérsia. Detalhe: o exército persa, liderado por Xerxes, era composto por 300 mil soldados.
Alexandre
O filme conta a história de Alexandre, o Grande que, aos 32 anos, havia se tornado comandante do maior império do mundo. Da Macedônia, o imperador liderou seu exército contra o Império Persa e, em seguida, rumou para o Egito e até chegar à Índia.
Tróia
Mais uma batalha retratada, dessa vez, entre os reinos de Tróia e Esparta. A guerra foi iniciada quando, após visita diplomática ao rei de Esparta, Menelau, o príncipe troiano Paris se apaixona pela rainha, Helena, e a leva de volta para Tróia.
Asterix e Obelix
Sim, é uma comédia mas, em meio a tantas sátiras, faz alusões a diversos personagens históricos, como os bretões, os alemães dos séculos XIX e XX, Cleópatra, além de outros elementos do período do Império Romano.
Gladiador
Ambientado no período do Império Romano, o filme trata de um ex-general obrigado a tornar-se gladiador, homem que lutava contra pessoas ou animais para o divertimento da corte. É interessante por trazer o caráter diversional que esse tipo cruel de combate tinha.
O Nome da Rosa
Polêmico, o filme traz à tona a influência poderosa da Igreja no Período da Idade Média. A história trata de um monge franciscano investiga uma série de assassinatos em um remoto mosteiro italiano. Suas ações provocam uma guerra ideológica entre os franciscanos e os dominicanos.
Coração Valente
Estrelado por Mel Gibson, o filme conta a história de um herói escocês do século 13 que lidera seus conterrâneos contra o monarca inglês Edward I. É interessante por mostrar os mandos e desmandos da realiza sobre os camponeses e a luta dos mais pobres naquela época. Mas, prepare-se: o filme é bem longo!
Joana D’Arc
Sem muitos mistérios, o longa relata a trajetória de Jeanne d’Aragon, mais conhecida como Joana D’Arc, adolescente lidera as tropas francesas durante a guerra contra os ingleses.
O Sétimo Selo
Em meio aos dramas um cavaleiro que desafia a morte em um jogo, o longo retrata o período das Cruzadas e da Peste Negra.
1492 – A Conquista do Paraíso
Também longo, o filme conta a história de Cristóvão Colombo, desde quando ele se convenceu de que o mundo era redondo até a descoberta de um Novo Mundo, as Américas.
O Homem da Máscara de Ferro
Excelente retrato do Absolutismo, o filme protagonizado por Leonardo diCaprio traz a história do prisioneiro misterioso encarcerado com uma máscara de ferro durante o reinado de Luís XIV, na França.
Cromwell
Mais um para retratar a era do Absolutismo. Mas, aqui, destaca a figura de Oliver Cromwell, cuja revolta contra as medidas do Rei Carlos I culminam no fim do Absolutismo inglês.
Lutero
A temática, aqui, é a Reforma Protestante, através da história de seu principal símbolo, Martinho Lutero, reformista alemão que fundou o movimento a partir de seu país.
Dom Quixote
O herói do livro do espanhol Miguel de Cervantes já foi tema de vários filmes, desde os anos cinquenta. Mesmo com suas variações, é um longa importante para entender o contexto histórico do Renascimento.
Shakespeare Apaixonado
Apesar de trazer alguns itens que, de fato, nunca existiram (como a musa Viola de Lesseps), o longa que trata de um suposto bloqueio criativo do poeta inglês traz, consigo, muitos elementos do período Renascentista.
Maria Antonieta
Kirsten Dunst (Homem Aranha) dá vida à Maria Antonieta, austríaca que se casa com Dauphin da França e torna-se a rainha após a morte do absolutista Luís XV. Após uma vida de privilégio e luxo, a rainha é guilhotinada durante a Revolução Francesa.
A Queda da Bastilha
O clássico de 1935 traz, por meio de um drama romântico, toda a ambientação da Queda da Bastilha, o ápice da Revolução Francesa.
Tempos Modernos
Quem não se lembra da emblemática cena de Charles Chaplin e seus “tiques” na fábrica de relógios? Mesmo com aspectos humorísticos, o clássico traz duras críticas ao período da Revolução Industrial, com o empobrecimento e exploração da maior parte da população para dar bases ao crescimento econômico.
Rasputin
O drama histórico é ambientado em plena Rússia Pré-Revolucionária. A trama se concentra na crença da czarina em um místico, o que acaba causando a queda do Czar Nicholas.
O Encouraçado Potemkin
Mais um clássico, desta vez, de 1925. Curtinho, o filme relata a revolta de marinheiros a bordo de um navio, nos idos de 1905, o que seria o prenúncio para a Revolução Russa de 1917.
O Grande Ditador
Mais uma de Charles Chaplin. A temática, agora, é o período da 2ª Guerra Mundial e os regimes totalitaristas. A comédia dramática de 1940 retrata a perseguição de judeus por um ditador fascista, protagonizado pelo comediante inglês.
A Vida É Bela
Ganhador de três prêmios Oscar, incluindo Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Ator, o longa conta, de forma muito poética, sobre os horrores da perseguição dos judeus, os campos de concentração, até o fim do conflito.
Pearl Harbor
Bem hollywoodiano e, de fato, concentrado no triângulo amoroso dos protagonistas, Pearl Harbor remete ao ataque da base americana por tropas japonesas na Segunda Guerra.
A Última Bomba Atômica
O documentário de 2006 traz, de forma bem realista, o perfil dos sobreviventes à bomba de Hiroshima, além da luta de estudantes universitários para que o acontecimento não se torne esquecido.
Dr. Fantástico
Comédia dos anos 60 trata, de forma cômica, dos conflitos políticos entre Estados Unidos e União Soviética, caracterizando o período da Guerra Fria.
Os 13 Dias que Abalaram o Mundo
O drama do início dos anos 2000 trata, também, das tensões políticas em torno da Crise dos Mísseis, no contexto da Guerra Fria. A história gira em torno do presidente americano, JFK e sua equipe ao descobrirem a construção de uma base nuclear em Cuba.
Platoon
O filme faz um retrato sobre a Guerra do Vietnã e seus soldados. Mesmo naquele conflito típico dos filmes hollywoodianos entre o bem e mal, Platoon traz cenas muito marcantes, como chegada ao Vietnã, a chacina de uma vila vietnamita e o primeiro contato do pelotão com o inimigo.
Apocalipse Now
Não, não é mais um sobre a Guerra do Vietnã. Dirigido por, ninguém menos, que Francis Ford Coppola, o filme vai além dos retratos da guerra mas, toca no efeito que ela faz nas pessoas, no quanto a própria deflagração de um conflito é inútil.
Mississipi em Chamas
O filme traz a história real de três ativistas dos direitos humanos assassinados nos anos sessenta. James Earl Chaney, Andrew Goodman e Michael Schwerner nunca foram encontrados e a revolta em torno de sua morte fez nascer a Lei dos Direitos Civis, que pôs fim aos diversos sistemas de segregação racial nos Estados Unidos.
Malcolm X
A história de Al Hajj Malik Al-Shabazz, mais conhecido como Malcolm X, um dos maiores defensores do Nacionalismo Negro nos Estados Unidos.
Diários de Motocicleta
O filme de Walter Salles acompanha a viagem de Che Guevara entre Brasil e Peru, a bordo de uma motocicleta, ao lado de seu amigo, Alberto Granado. Ao longo do trajeto, os dois enxergam as disparidades da América do Sul e a luta dos camponeses frente à exploração do trabalho por ricos industrialistas. Seria o ponto de partida para as ideias revolucionárias do cubano.
O Último Rei da Escócia
O drama escocês retrata as atrocidades cometidas pela real e brutal ditadura ugandense.
Hotel Ruanda
Assim como o anterior, o longa retrata as atrocidades das ditaduras sangrenta em regiões da África. O drama traz a história de Paul Rusesabagina, gerente de um hotel que abriga mais de 1.200 refugiados em plenos conflitos políticos entre hutus e tutsis que mataram quase um milhão de ruandenses em 1994.
Adeus, Lênin
A comédia dramática europeia retrata, de forma cômica, o período da queda do Muro de Berlim. Nele, uma comunista enfarta e entra em coma ao ver o filho protestando contra o regime. Um anos depois, ela acorda, no cenário em que o Muro de Berlim foi derrubado. Com medo de que o fato lhe traga consequências graves, o filho luta para fingir que nada mudou.
Paradise Now
O filme palestino conta a história de Khaled e Said, amigos de infância recrutados como homens-bomba em Tel Aviv. Quando a missão é abortada pela interferência de guardar na fronteira com Israel, os dois se separam. Enquanto isso, Khaled desiste e procura Said para convencê-lo do mesmo. É a visão sobre o recrutamento para atentados terroristas sob a ótica dos próprios palestinos.
Fahrenheit 9/11
O documentário de 2004 trata dos motivos pelos quais o governo de G.W.Bush lançou os EUA na guerra contra o Afeganistão e Iraque. Também analisam a performance do governo quanto aos ataques do 11 de setembro.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.