Novidades para quem quer viajar: Portugal, Alemanha e Reino Unido flexibilizaram a aprovação de visto estrangeiro

Países estão liberando vistos mais rapidamente para todo mundo, pois estão precisando de mão de obra qualificada para o trabalho.

Em 2022, alguns países começaram a flexibilizar aprovações de vistos para estrangeiros. Os motivos principais giram em torno de uma população mais idosa e que não pode trabalhar. Por consequência disso, este foi o ano em que países europeus estiveram mais em busca de mão de obra qualificada para trabalhar. Recentemente, países como Portugal, Alemanha e Reino Unido facilitaram a aquisição de vistos. Confira o artigo na íntegra e saiba mais.

Leia mais: 10 comidas de que os brasileiros mais sentem falta no exterior; A última vai te surpreender

Tendência de facilitação de visto na Europa e em outros países

Há outros países que também estão criando a facilidade no visto para atrair profissionais que trabalham em home office, conhecidos como “nômades digitais”. Por conta disso, este foi o ano quem que muitos brasileiros também decidiram se despedir para ir em busca de novos ares.

O visto mais procurado é para os Estados Unidos. Nisso, o mundo inteiro não viu nenhuma flexibilização, mas em 2022 os brasileiros atingiram o recorde de emigração para o país norte-americano, sendo 13 vezes maior que o esperado comparado a 2021.

Novos vistos do Reino Unido, Portugal e Alemanha

Entre as novidades para os vistos desses países estão:

Reino Unido

No mês de maio, o Reino Unido comunicou o lançamento do visto “high potential individual” que, em tradução livre, significa “indivíduos de alto potencial”. O visto permite que profissionais já graduados nas melhores universidades estão livres para conseguir o visto para morar e trabalhar no país.

Antes, era preciso que tivessem uma oferta de emprego de alguma empresa do Reino Unido. A novidade requer apenas que o interessado tenha estudado em uma das universidades propostas na lista, do bacharel ao doutorado. O visto garante dois anos de estadia.

Portugal

O país esteve na linha de frente das nações que mais receberam imigrantes de todo o mundo. Foi criado o visto para atrair os nômades digitais, assim como criaram lei para autorizar o trabalho para quem compõe a CPLP (Comunidades dos Países de Língua Portuguesa). Esta lista inclui o Brasil, certamente. A lei está aprovada e funcionando desde agosto de 2022.

A novidade do novo visto é que ele tornou possível que profissionais procurem empregos no país por 4 meses, 120 dias, podendo prorrogar por mais 60 dias de estadia. Para isso, é preciso comprovar ser parte da CPLP, oferecer o atestado que comprove os antecedentes criminais e a situação financeira.

Alemanha

A mão de obra tem sido cada vez mais escassa no país. A população é mais velha, e não há quem possa recompor no mercado de trabalho. Anualmente, são 20 mil vagas profissionais que os alemães deixam de ocupar. Em setembro de 2022, o país anunciou que está promovendo novo visto para que profissionais de todo o mundo possam trabalhar no país.

O Ministro Federal do Trabalho da Alemanha, Hubertus Heil, decidiu que o foco seria nos imigrantes que não são da Europa, por exemplo. É necessário ter no máximo 35 anos de idade, ter diploma acadêmico, ao menos três anos de experiência profissional e conhecer o idioma local.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.