Ovide Decroly
Conheça a vida e trabalho de um dos mais influentes pensadores da educação infantil
Ovide Decroly (1891-1931) era médico, neuropsiquiatra, psicólogo e professor da Universidade de Bruxelas. Ele é mais conhecido como um pedagogo altamente influente e o pioneiro da pedagogia experimental.
Decroly estava particularmente interessado na relação entre filosofia e psicologia, tanto na parte social, quanto na patológica. Ele fundou dois estabelecimentos educacionais com base nos princípios das necessidades biossociais humanas.
O método de estudo de Decroly baseou-se em observações de crianças em um ambiente que lhes conduzia ao pleno desenvolvimento de suas personalidades e suas capacidades e seu potencial humano.
Ele introduziu uma metodologia educacional que tinha como objetivo educar as crianças “para a vida e através da vida”. O pesquisador morreu 1932, em Uccle, região próxima a Bruxelas.
Princípios
Os princípios orientadores de seu “método” eram novos e se eficazes para o ensino e para a aprendizagem, porque não tem fundos em alguma base teórica política ou social, mas em princípios biológicos subjacentes à necessidade intrínseca do organismo humano, que era visto como um organismo que se adapta às mudanças de acordo com as condições sociais.
O método é baseado em uma compreensão e respeito da personalidade humana. De acordo com Decroly, o propósito fundamental da educação é aprender a viver com sucesso.
Origem
Decroly nasceu em 23 de julho de 1887 em Renaix, uma pequena cidade na província belga de Flandres Oriental. Seu pai era um trabalhador de origem francesa. Quando criança, ele estava muito interessado no mundo rural.
Seu interesse foi incentivado por sua família e especialmente seu pai, que passou muito tempo com seus filhos, trabalhando ao ar livre e, ao mesmo tempo, exigindo obediência e respeito.
Os interesses na infância de Decroly pelas ciências naturais levaram a seus interesses científicos e à profissão médica na idade adulta.
Como estudante de medicina na Universidade de Ghent ele se envolveu pesquisas de laboratório e publicou suas observações com análises pessoais que influenciaram seu trabalho posterior na educação.
Da pesquisa experimental, ele aprendeu que, para tirar conclusões válidas sobre um comportamento é preciso aderir às regras fundamentais da investigação científica e respeitar o conceito de “controle experimental”.
Em 1889, ele pesquisou a ação de toxinas e antitoxinas na nutrição geral, pela qual recebeu uma bolsa de estudos para um estudo de seis meses na Universidade de Berlim em anatomia patológica, neurologia e psiquiatria. Ele passou o ano seguinte em Paris estudando neurologia e psiquiatria.
Quando retornou a Bruxelas, tornou-se associado à Clínica Neurológica, onde estava em contato diário com crianças deficientes. Em 1901, a casa da família Decroly tornou-se um Instituto para crianças deficientes mentais. Em 1910, o local foi transferido para um ambiente rural em Uccle, em Bruxelas, onde continua funcionando até hoje.
Seus métodos pedagógicos eram tão eficazes que muitas vezes as chamadas crianças ‘retardadas’ eram mais avançadas do que as crianças das escolas comuns que tinham métodos tradicionais. Ele foi o médico-diretor da instituição por mais de trinta anos.
Nos terrenos da escola havia animais para criar, sementes para plantar e colher e as crianças tiveram muitas oportunidades para observar o ambiente natural e participar ativamente em situações da vida real.
Em 1902, Decroly foi encarregado da inspeção médica das aulas de educação especial em Bruxelas. Durante esse período, ele organizou e dirigiu a primeira clínica psicológica para crianças deficientes.
Em 1907 ele criou uma escola para as chamadas crianças ‘normais’. A Escola Hermitage ainda funciona hoje. Até 1930, a instituição tinha o jardim de infância, para crianças de 4 a 6 anos, seis séries do ensino fundamental e as três primeiras séries do ensino médio.
Educação
A fim de compreender plenamente o programa escolar, bem como o ambiente social, Decroly visitava as aulas e demonstrações e falava com os alunos, professores e pessoal administrativo. Ele percebeu que, com a maioria das crianças, havia um interesse latente nos fenômenos naturais.
Isso fornecia uma riqueza de assuntos sobre os quais eles podiam ser levados a pensar, falar, calcular e escrever da maneira mais normal e racional possível.
Para resultados bem sucedidos em escolas de todos os tipos, ele recomendou uma atitude atenta e respeitosa em relação à originalidade da criança e defendeu a livre expressão da criança, suas necessidades e harmonia social – um argumento baseado em suas próprias observações científicas.
Decroly entendeu com seus anos de experiência científica que uma ética e uma filosofia, impregnadas com a ciência, eram a única maneira correta de encontrar soluções para os problemas que a humanidade enfrentava.
Teoria educacional
A teoria educacional de Decroly deriva da integração de três ciências: biologia, sociologia e filosofia.
A concepção política da educação de Decroly era baseada na vida, na realidade concreta, na ação, no compromisso e no cultivo da inteligência social.
Frases
Convém que o trabalho das crianças não seja uma simples cópia; é necessário que seja realmente a expressão de seu pensamento
A criança tem espírito de observação; basta não matá-lo
O meio natural é o verdadeiro material intuitivo capaz de estimular forças escondidas da criança
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