Ovulação e período fértil

A ovulação é uma importante etapa do ciclo menstrual, conheça mais sobre ela!

A ovulação é o processo de liberação do gameta feminino e do ovócito secundário — que está dentro dos ovários —, eles se encaminham para a tuba uterina.

Quando a ovulação ocorre, dizemos que a mulher está em seu período fértil, ou seja, esses são os dias em que existe maior chance de ocorrer uma gravidez se houver uma relação sexual.

Folículos ovarianos

Os folículos ovarianos são as células que irão dar origem aos gametas femininos. Os folículos são formados pelo ovócito primário, estimulados pelo hormônio FSH, e passam pela primeira divisão meiótica originando o ovócito secundário.

Ovócito secundário

Popularmente, chamamos o gameta feminino de “óvulo”. No entanto, a célula que é liberada no momento da ovulação ainda não completou totalmente a divisão meiótica e é, na verdade, um ovócito secundário.

O ovócito secundário só passa a ser óvulo no momento em que ocorre a fecundação e a meiose II se completa. Se o ovócito secundário não for fecundado, a célula morre cerca de 24 horas após a ovulação, e ele é eliminado na menstruação.

Portanto, a mulher possui, aproximadamente, 24 horas por mês com alta probabilidade de engravidar. Mas como o corpo humano não é uma máquina programada, a ovulação pode ocorrer um pouco antes ou depois do dia esperado em cada mês, por isso, se a gravidez não for desejada, deve-se evitar relações sexuais nesse período.

Ovulação

A ovulação é o nome do processo no qual, todos os meses, durante o ciclo menstrual das mulheres, os hormônios estimulam um folículo ovariano maduro a ser liberado.

Essa é a etapa mais importante do ciclo menstrual feminino que pode variar a duração entre as mulheres, sendo o mais comum de 28 dias.

O folículo acumula líquidos, aumenta seu tamanho e fica saliente na superfície do ovário. O hormônio LH age sobre o ovócito secundário e estimula o rompimento e liberação dele.

A ovulação acontece entre o 12º e 16º dia do ciclo menstrual, dependo da quantidade de dias do ciclo de cada mulher.

Ovulação humana
Ovulação humana

Qual a diferença entre ovulação e dias férteis?

O ovócito secundário sobrevive apenas 24 horas após ser liberado do ovário, mas os espermatozoides podem sobreviver por 5 dias no corpo da mulher.

Portanto, a mulher pode engravidar mesmo tendo relações sexuais até 4 a 5 dias antes da ovulação, pois ela estará em seu período fértil.

Os dias férteis são todos aqueles do ciclo menstrual em que existe alta probabilidade de ocorrer uma gravidez.

O que é corpo-lúteo?

O corpo-lúteo é formado pela cicatriz do folículo que se rompeu na superfície do ovário. Naquele local se acumula luteína, uma proteína que possui uma cor amarelada e estimula a produção dos hormônios estrogênio e progesterona que irão favorecer o espessamento do endométrio nas paredes uterinas para prepará-lo caso haja implantação de um embrião.

A formação do corpo-lúteo ocorre na última fase do ciclo menstrual, que é a fase lútea, e dura em média de 11 a 16 dias, podendo variar de acordo com a regularidade do ciclo de cada mulher.

Caso não haja a fecundação, a produção de hormônios do corpo-lúteo diminui, ele degenera e ocorre a menstruação.

No entanto, caso o ovócito secundário seja fecundado e o embrião se fixe na parede uterina, o hormônio hCG que é produzido pelo embrião continua estimulando o corpo-lúteo para que ele mantenha o endométrio espesso.

Somente na 7ª semana de gravidez a placenta assume a produção de progesterona e estrogênio e substitui gradualmente o corpo-lúteo, fazendo com que ele degenere, isso ocorre por volta da 12ª semana.

Como saber o dia da ovulação de cada mulher?

O dia da ovulação de cada mulher é uma informação muito particular. Para saber o dia que ela irá ocorrer é necessário acompanhar o ciclo menstrual, sendo o primeiro dia de menstruação o dia 1 do próximo ciclo.

Geralmente, a ovulação ocorre na metade do ciclo. Além de acompanhar pelos dias, na ovulação também podem ser sentidos alguns sintomas, pois a ação hormonal causa algumas mudanças no corpo e no humor da mulher.

Durante o período fértil, a mulher pode ter a libido aumentada, os seios inchados e doloridos. As mulheres mais sensíveis podem até mesmo sentir algumas pontadas na parte de baixo na barriga quando o ovócito se desprender do útero.

Além disso, o muco vaginal fica mais espesso, esbranquiçado, aumenta o volume normalmente expelido e a temperatura corporal aumenta, em média, 2 graus.

Ovulação - Ciclo menstrual e atuação dos hormônios
Ovulação – Ciclo menstrual e atuação dos hormônios
Ovulação - Gráfico de probabilidade de gravidez
Ovulação – Gráfico de probabilidade de gravidez

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More