Tecidos do corpo humano


Os tecidos do corpo humano se originam de tecidos embrionários chamados de folhetos germinativos. Eles podem ser de três tipos: o ectoderma, o mesoderma e o endoderma.

As esponjas são os únicos animais que não possuem todos os folhetos germinativos, elas têm apenas ectoderma e endoderma, sendo chamadas de animais diblásticos. Todos os outros animais são triblásticos, pois possuem todos os três folhetos germinativos.

Ectoderma

O ectoderma é o folheto embrionário mais externo ao corpo, que reveste o embrião. Esse folheto dá origem a:

  • Epiderme
  • Anexos da epiderme
  • Unhas
  • Garras
  • Pelos
  • Penas
  • Algumas glândulas
  • Revestimento de cavidades como as nasais, a da boca e do ânus
  • Encéfalo
  • Nervos
  • Gânglios nervosos
  • Medula espinhal

Mesoderma

O mesoderma é o folheto embrionário intermediário, que fica entre o ectoderma e o mesoderma. Esse folheto embrionário forma:

  • Músculos
  • Ossos
  • Cartilagens
  • Coração
  • Vasos sanguíneos
  • Tecido linfático
  • Tecido conjuntivo
  • Rins
  • Bexiga
  • Órgãos genitais
  • Gônadas

Endoderma

O endoderma é o folheto germinativo que está localizado na parte interna do corpo. Ele dá origem ao:

  • Revestimento do tubo digestivo e de glândulas associadas ao processo digestivo;
  • Pulmões.
Folhetos embrionários
Folhetos embrionários

Tipos de tecido do corpo humano

Os humanos possuem muitos tecidos formando seu corpo, a base é formada por quatro tipos: o tecido epitelial, o tecido conjuntivo, o tecido muscular e o tecido nervoso.

Tecido epitelial

O tecido epitelial reveste todo o corpo do animal e suas cavidades. Ele é o responsável pela proteção, revestimento, secreção de substâncias e transmissão de estímulos recebidos do meio externo.

As células do tecido epitelial são justapostas, ou seja, muito alinhadas e bastante unidas, sem espaços intercelulares.

Tecido conjuntivo

O tecido conjuntivo possui células, com espaços entre elas, imersas em uma matriz intercelular com consistência de gel. Ele é o responsável por unir e sustentar todos os outros tecidos do corpo.

Podemos classificar esse tecido em: tecido conjuntivo propriamente dito, que pode ser frouxo ou denso, e tecidos conjuntivos especiais, que podem ter as seguintes configurações:

  • Adiposo: armazenam lipídios como reserva energética e são bons para isolamento térmico.
  • Cartilaginoso: composto pelas cartilagens do corpo.
  • Ósseo: formado pelos ossos que juntos formam o esqueleto.
  • Hematopoiético: composto pelo sangue e a linfa.

Tecido muscular

O tecido muscular forma o sistema muscular que é o responsável pelos movimentos corporais. Ele é composto por células longas e com alta capacidade de serem contraídas, chamadas de fibras.

Esse tecido auxilia também nos processos de respiração e digestão. Eles podem ser classificados de acordo com o local e a função que desempenham como: estriado esquelético, estriado cardíaco e liso.

Tecido nervoso

O tecido nervoso forma os órgãos como o encéfalo, medula espinhal e nos nervos que compõem o sistema nervoso central.

Ele é o responsável por transmitir impulsos nervosos de um neurônio a outro através das sinapses para conduzir as informações que o encéfalo envia para todo o corpo.

Veja também:

Compartilhar: