Pais saem em viagem e deixam filho de 7 anos sozinho durante três dias

Conheça o caso de negligência dos pais e os riscos da falta de supervisão por deixar menino sozinho por dias.

Um menino de apenas 7 anos foi encontrado sozinho em um apartamento, localizado no centro de Amambai, no Mato Grosso do Sul, após seus pais viajarem e o deixarem sem supervisão por três dias.

O caso foi denunciado pelo tio da criança, que decidiu procurar as autoridades por estar impactado com a situação.

De acordo com o boletim de ocorrência, o tio ligou para a Polícia Civil por volta das 19h do último sábado (10). Na ligação, ele informou que a sua irmã, de 21 anos, e o esposo, de 24 anos, deixaram o sobrinho sozinho no apartamento.  

Imediatamente, uma equipe policial chegou à casa e encontrou o menino sozinho no apartamento número 6. A criança, por sua vez, confirmou estar desacompanhada há três dias.  

Além disso, o menino contou aos policiais que isso tem sido uma prática recorrente dos pais. Além de deixarem a criança sozinha, eles o tinham colocado como responsável para cuidar dos cachorros da família enquanto os tutores estivessem fora.

Na mesma ocasião, o Conselho Tutelar foi acionado para estar a par da gravidade da situação e para tomar todas as medidas cabíveis para garantir a proteção da criança.  

Menor é temporariamente entregue aos cuidados do tio após intervenção policial em Amambai

Segundo informações, o tio da criança acompanhou todo o procedimento policial para garantir a segurança do sobrinho.

Depois que as autoridades intervieram, os pais da criança tiveram que comparecer à Delegacia de Polícia de Amambai para prestar esclarecimentos sobre a situação. A criança foi de forma provisória entregue aos cuidados do tio, que prontamente a devolveu aos pais após a liberação das autoridades.

Prática perigosa e proibida por lei

A legislação brasileira prevê que é crime deixar uma criança sozinha em casa, sem a devida supervisão de um adulto responsável. A Lei nº 13.010/2014, conhecida como Lei Menino Bernardo, estabelece que é dever de todos zelar pelo bem-estar de crianças e adolescentes, garantindo a eles dignidade e proteção contra qualquer forma de violência.

Sendo assim, os pais que deixam uma criança sozinha em casa podem estar expondo seus filhos a diversos riscos, como acidentes domésticos, incêndios, intoxicações, entre outros. Além disso, a criança pode se sentir insegura e desprotegida, o que pode afetar seu desenvolvimento emocional e psicológico.

Fonte: Campo Grande News

você pode gostar também

Comentários estão fechados.