20 Países mais pobres do mundo

A grande maioria dos países mais pobres do mundo são do continente africano. A justificativa em grande parte se dá em questões políticas.

0

A pobreza é um estado de miséria que ocasiona sofrimentos por insuficiência de alimentação, que consequentemente gera problemas de saúde, o que influi no aprendizado e, por consequência, na profissionalização, o que impede que o individuo alcance uma remuneração suficiente para sair do estado de miséria.

Muitos países vivem nesse cenário, advindo principalmente de fatores político-legais: corrupção, inexistência ou mau funcionamento de um sistema democrático.

De acordo com Fundo Monetário Internacional em 2017, os países mais pobres do mundo foram organizados de acordo com o PIB (Produto Interno Bruto) per capita de cada um, levando em consideração também o poder de compra da população.

A situação demonstra que muitos deles nem chegam a ter mil dólares per capita.

20. Ruanda (África)

PIB per Capita: 1.905 dólares
IDH: 0,498

Após o genocídio em 1994, Ruanda perdeu 800 mil habitantes. Felizmente o país recebeu apoio internacional que permitiu sua recuperação, de modo que este se tornou um exemplo de país em desenvolvimento.

19. Kiribati (Oceania)

PIB per Capita: 1.820 dólares
IDH: 0,588

Apesar de ser composto por diversas ilhas do Oceano Pacífico, Kiribati é um dos menores países que existem, de modo que a economia é baseada na agricultura e na pesca.

18. Burquina Faso (África)

PIB per Capita: 1.790 dólares
IDH: 0,402

Cerca de 32% do PIB tem origem na agricultura, de modo que 80% da população é economicamente ativa.

17. Haiti (América Central)

PIB per Capita: 1.784 dólares
IDH: 0,493

Após o abalo sísmico de 2010, o Haiti ficou devastado, de forma que PIB por paridade de poder de compra caiu 8%, o que só agravou ainda mais a situação do país, no qual a grande maioria da população já vivia abaixo da linha da pobreza.

16. Sudão do Sul (África)

PIB per Capita: 1.670 dólares
IDH: 0,418

O Sudão do Sul é resultado de uma longa guerra civil, e ainda passa por uma crise humanitária de grandes proporções, sem contar a possibilidade de possíveis guerras e conflitos étnicos.

15. Gâmbia (África)

PIB per Capita: 1.664 dólares
IDH: 0,452

Sendo sua principal fonte econômica a agricultura, sendo que 75% da população trabalha com o cultivo da terra ou com a criação de animais, Gâmbia também tem um potencial turístico em função de suas belezas naturais.

14. Serra Leoa (África)

PIB per Capita: 1.651 dólares
IDH: 0,420

Por seu potencial em diamantes e ferro, Serra Leoa desfrutou de uma certa prosperidade nos primeiros anos, mas, tempo depois, nos anos 60, a instabilidade política gerou um golpe militar, que por sua vez ocasionou distúrbios sociais que impediram o desenvolvimento econômico. Além disso, Serra Leoa também passou por uma guerra civil nos últimos anos, responsável pela devastação do país.

13. Guiné-Bissau (África)

PIB per Capita: 1.568 dólares
IDH: 0,424

Uma instabilidade política é capaz de refletir em diversos aspectos de um país e foi o que aconteceu com Guiné. Seu desenvolvimento foi tão prejudicado que nenhum presidente conseguiu concluir o mandato de cinco anos. A situação começou a ser contornada após um pacto de estabilidade assinado entre os principais partidos políticos.

12. Togo (África)

PIB per Capita: 1.545 dólares
IDH: 0,487

Togo tem como principal fonte de renda o cultivo de algodão e cana-de-açúcar e também desempenha um papel importante no centro de comércio regional em função de sua posição estratégica do porto de sua capital, Lomé.

11. Comores (África)

PIB per Capita: 1.529 dólares
IDH: 0,497

Localizado em três das quatro ilhas principais do arquipélago de Comores, no Oceano Índico. De modo geral, sua população é jovem e está em constante crescimento, não possui um sistema de transporte bem desenvolvido e nem muitos recursos naturais.

10. Madagascar (África)

PIB per Capita: 1.504 dólares
IDH: 0.512

Composto pela maior ilha do continente africano, Madagascar possui uma economia baseada na indústria agrícola e nas indústrias emergentes do turismo, têxtil e minério.

9. Eritreia (África)

PIB per Capita: 1.321 dólares
IDH: 0,420

O passado da Eritreia diz muito a respeito de conflitos e invasões, o que gerou sérios danos de desenvolvimento, que fez com que este, atualmente, sobreviva exclusivamente de agricultura de subsistência.

8. Guiné (África)

PIB per Capita: 1.271 dólares
IDH: 0,414

Apesar de estar no ranking dos países mais pobres do mundo, Guiné tem potencial na área de minérios. É rica em diamante, ouro, urânio, minério de ferro, mas principalmente bauxita, obtendo o título de um terço das reservas deste mineral existente no mundo. Além disso, tem demonstrado grande poder na agroindústria de larga escala em função de suas condições climáticas.

7. Moçambique (África)

PIB per Capita: 1.228 dólares
IDH: 0,418

Apesar da desigualdade social muito presente em Moçambique, o país apresentou um crescente crescimento no setor industrial com a fabricação de produtos químicos, alumínio, petróleo, bebidas e alimentos.

6. Malawi

PIB per Capita: 1.139 dólares
IDH: 0,476

O Malawi já recebeu o titulo de país mais pobre do mundo pelo FMI em 2005, mas sua economia tem demonstrado melhores efetivas em suas principais atividades econômicas de agricultura e turismo.

5. Nigéria (África)

PIB per Capita: 1.113 dólares
IDH: 0,527

A Nigéria é um dos países de maior importância no continente africano em função de suas grandes reservas de petróleo, que fizeram o país ganhar o título de maior PIB da África em 2013. Porém, a concentração de riqueza nas mãos de poucos e a consequente desigualdade social faz com que o país esteja em quinto lugar nesse ranking.

4. Libéria (África)

PIB per Capita: 882 dólares
IDH: 0,427

Com o significado “liberdade”, o país foi fundado para servir como uma espécie de colônia destinada a ex-escravos oriundos dos Estados Unidos. Hoje em dia, sua economia é baseada no setor agrícola, sendo o café e o cacau os principais produtos exportados.

3. Burundi (África)

PIB per Capita: 818 dólares
IDH: 0,404

Mais de 90% da população de Burundi trabalha com agricultura de subsistência, isso porque seu setor industrial é fracamente desenvolvido. Além disso, o país vem sofrendo as consequência do conflito de seus países vizinhos como Uganda e Ruanda.

2. República Democrática do Congo (África)

PIB per Capita: 784 dólares
IDH: 0,435

O segundo país mais pobre do mundo vê sua economia sofrendo as consequências dos conflitos armados no país: redução de investimentos estrangeiros, destruição de infraestrutura, inflação, entre outros aspectos. Todavia, o país também possui riquezas nacionais, sendo as reservas minerais – diamantes, ouro, ferro e urânio.

1. República Centro-Africana (África)

PIB per Capita: 656 dólares
IDH: 0,352

Em primeiro lugar em um ranking não tão agradável, está a República Centro-Africana. O título de país mais pobre do mundo se dá ao fato da nação viver constantemente em guerra civil.

Veja também: 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.