Os 25 países mais populosos do mundo

O planeta Terra tem, em média, 7,7 bilhões de habitantes e essa população não é distribuída de forma igual pelo planeta. Confira nossa lista dos países mais populosos do mundo.

0

O número de nascimentos no mundo não para de crescer e, assim, os países vão ficando mais populosos a cada dia que passa.

Esse aumento populacional acontece em virtude da melhora da qualidade de vida nesses lugares, aumentando a expectativa de vida. Entretanto, essa população mundial está distribuída de forma desigual, acarretando em países super populosos.

Confira nossa lista dos 25 países mais populosos do mundo, sendo a Ásia a maior detentora de países com alto número de habitantes, de acordo com os dados de países e territórios dependentes pela população, baseados na norma ISO 3166-1.

1- China

ChinaO país mais habitado do mundo tem 1,394 bilhões de pessoas e, devido ao forte controle de natalidade implantado pelo governo, obteve um crescimento mais lento nos últimos anos.

Anteriormente era autorizado ter somente um filho por casal, mas, com a preocupação da grande população idosa e a necessidade de ter mão de obra jovem, foi decidido aumentar esse número para dois filhos por casal.

2- Índia

ÍndiaCom 1,343 bilhões de habitantes, a Índia tem um povo de maioria hindu e previsões de futuramente se tornar o primeiro país dessa lista.

É a segunda entidade geográfica com maior diversidade cultural, linguística e genética do mundo, ficando atrás somente da África. O grande crescimento populacional da Índia se deu em virtude do avanço na saúde pública e na produção agrícola.

3- Estados Unidos

Estados UnidosCom 328 milhões de habitantes, os Estados Unidos apresenta um crescente número populacional devido à elevada da expectativa de vida e a intensa migração, especialmente por latino americanos no país, sendo alvo também do mundo inteiro que sonha em morar no famoso país norte-americano.

4- Indonésia

IndonésiaÉ o país com maior quantidade de ilhas do mundo, localizado no sudeste asiático, e o primeiro país mais populoso entre os muçulmanos e está na quarta colocação mundial.

Por conta da religião ter forte poder dentro do país, não foi possível instaurar um programa para reduzir o crescimento populacional.

5- Paquistão

PaquistãoTem 207 milhões de habitantes, superando o Brasil em número de habitantes na pesquisa World Population Prospects 2019, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Paquistão tem a maior população de refugiados e de jovens do mundo.

6- Brasil

BrasilÉ o quinto país em maior extensão territorial do mundo e tem a maior concentração de habitantes na região sudeste. Apesar de São Paulo ser o estado brasileiro com maior número de habitantes, é onde existe a menor taxa de natalidade.

A população do Brasil é composta por, aproximadamente, 208 milhões de pessoas.

7- Nigéria

NigériaÉ o país africano com maior número de habitantes e a terceira maior população jovem do mundo, são 193 milhões de habitantes. Sua população aumentou devido às melhorias do sistema básico de saúde.

Para tentar frear esse grande crescimento populacional, o país já oferece métodos contraceptivos de graça para a população.

8- Bangladesh

Bangladesh

Apesar de ser uma país pequeno, Bangladesh tem uma população muito grande com a maior densidade populacional do mundo. O país tem 166 milhões de habitantes e anteriormente foi necessário introduzir um controle de natalidade para reduzir o aumento populacional desenfreado.

9- Rússia

RússiaO maior país do mundo não se encontra na primeira posição da lista. Isso se dá pelas vastas regiões desabitadas, em decorrência do frio extremo do norte do país. Tem uma população com mais de 146 milhões de habitantes.

10- México

MéxicoTem sua população com mais de 126 milhões de pessoas com culturas muito interessantes, resultado da mistura entre diferentes etnias, como descendentes indígenas, espanhóis e astecas. Ultrapassou o Japão com sua população e segue com expectativas de crescimento.

11- Japão

JapãoO japão, com 126 milhões de habitantes, é conhecido por seus problemas com população, com taxas de natalidade diminuindo rapidamente e baixa imigração, sempre caindo posições na lista mundial.

A população é em maioria idosa e os mais jovens não têm filhos. Tóquio, a capital do país, é a cidade mais populosa do mundo.

12- Filipinas

FilipinasLocalizada no sudeste da Ásia, no círculo de fogo do Pacífico, próximo da Linha do Equador, tem propensão a ter terremotos e tufões, mas também possui grande diversidade de recursos naturais abundantes. Tem uma população de 107 milhões de habitantes, porém, cerca de 12 milhões de filipinos vivem fora do país.

13- Etiópia

EtiópiaPossui 98,665 milhões de habitantes, sendo a segunda nação mais populosa da África. Possui um dos sítios mais antigos de existência humana conhecidos por cientistas da atualidade que estudam traços mais antigos da humanidade.

14- Egito

EgitoO Egito é predominantemente muçulmano, mas foi um dos primeiros e importantes centros do cristianismo e atualmente tem 98,313 milhões de habitantes. O país tem umas das mais longas heranças históricas, traçada desde o VI ou IV milênio.

15- Vietnã

VietnãO país tem 95 milhões de habitantes, localizado no sudeste asiático, a região sofreu diversas disputas territoriais, sendo a mais famosa a Guerra do Vietnã.

16- República Democrática do Congo

República Democrática do CongoO país da África Central, com cerca de 87 milhões de habitantes, é o segundo maior país da África e a nação francófona – que possui língua francesa como língua oficial – mais populosa do mundo. O país é considerado um dos países mais ricos do mundo em recursos naturais.

17- Alemanha

Alemanha Com 83 milhões de habitantes, é o país com maior população da União Europeia e onde reside a terceira maior população de migrantes internacionais do mundo. Além disso, a Alemanha tem a quarta maior economia do mundo.

18- Irã

IrãO país é o lar de uma das civilizações mais antigas do mundo, anteriormente denominada Pérsia. Possui 82 milhões de habitantes, de maioria muçulmana, e é a segunda maior nação do Oriente Médio.

19- Turquia

TurquiaPossui 82 milhões de habitantes, de maioria turca, e faz fronteira com oito países. A religião predominante no país é o Islão, com pequenas minorias de cristão e judeus, e a língua oficial é o turco.

20- França

FrançaLocalizada na Europa, a França já foi uma forte potência de liderança hegemônica no território Europeu e mundial, dominando diversas outras regiões. Tem uma população de 67 milhões de habitante, sendo o maior país da União Europeia e o terceiro maior da Europa.

21- Tailândia

Tailândia É um estado soberano no sudeste asiático, localizado no centro da península da Indochina, com 66 milhões de habitantes. A maioria da sua população, entre 75%e 95%, é etnicamente tailandesa e a principal religião é o budismo.

22- Reino Unido

Reino UnidoO Reino Unido tem 66 milhões de habitantes e é uma união política de quatro “países constituintes”: Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales. Seu governo é regido por um sistema parlamentar, com sede em Londres, a capital, e por uma monarquia constitucional, sendo a rainha Elizabeth II a chefe de Estado.

23- Itália

ItáliaÉ a quinta nação mais populosa da Europa, com 60 milhões de habitantes. Tem um longa carga histórica com Roma, a capital italiana, antigamente o centro político, histórico e religioso da civilização ocidental como capital do Império Romano e como sede da Santa Fé.

24- África do Sul

África do SulLocalizado no extremo sul da África, o país é muito reconhecido por sua biodiversidade e pela grande variedade de culturas, crenças religiosas e cultura, com 11 línguas oficiais reconhecidas pela constituição. O país tem 57 milhões de habitantes e 70% da população é negra.

25- Tanzânia

TanzâniaCom 55 milhões de habitantes a Tanzânia é o último país da lista. É localizado na África Ocidental e mais de 100 línguas são faladas na Tanzânia, o que o torna o país com maior diversidade linguística na África Ocidental.

Confira também:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.