Palavra popular entra oficialmente para o vocabulário da língua portuguesa; veja qual é
A decisão foi tomada recentemente pela Academia Brasileira de Letras (ABL).
Na última semana de novembro, o colegiado da Academia Brasileira de Letras (ABL) aprovou a inclusão de uma nova palavra ao vocabulário oficial da língua portuguesa.
Fundada no final do século 19, a ABL é uma das instituições mais célebres quando o assunto é a defesa e aprimoramento do nosso idioma.
Dentre as suas várias funções, os 40 “imortais” da Academia estão aptos a analisar ações que assegurem o desenvolvimento saudável do português falado e escrito.
Viva e extremamente rica, a língua portuguesa está em constante movimento e conexão com outros idiomas, sobretudo o inglês, tido como uma língua universal.
E é justamente do inglês que a palavra “logar” é oriunda. Ela foi a escolhida da vez como nova integrante do idioma oficial de Brasil, Portugal, Angola e outras nações.
A importância dessa inclusão
“Logar” é um verbo que vem da palavra “login” e significa algo como “acessar” e/ou “fazendo login”, em tradução direta da expressão em inglês.
Por sua vez, a palavra “login” ou “log-in”, do inglês, vem de “logging” que significa “conectar” ou “estabelecer uma conexão”.
Apesar de só ser aceita agora como partícipe do português, a palavra logar já é uma velha conhecida dos falantes do idioma lusitano, que a utilizam praticamente todos os dias.
Para exemplificar o uso dessa palavra, basta dizer que quando uma pessoa acessa a sua conta de e-mail, a área de um site qualquer ou o seu perfil em alguma rede social, está “logando”, pois precisa adicionar credenciais como nome de usuário e senha. Ou seja,
A descrição oficial da palavra logar, que deve acompanhá-la nos dicionários, será esta:
“Obter acesso a um site, programa de computador, sistema operacional ou rede por meio de processo de identificação eletrônica em geral, digitando o nome de usuário e senha pessoal em campo próprio”.
Comentários estão fechados.