Para os inscritos no Cadastro Único, a habilitação CNH será gratuita em 2023?

O Cadastro Único concede acesso a diversos benefícios sociais para as pessoas em situação de pobreza no país. Neste ano, CNH será gratuita?

Diferentes benefícios sociais são repassados mensalmente para os inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico). Para 2023, existe o Projeto de Lei 2904/2019 que permite o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para as pessoas que possuem cadastro no governo.

Ter acesso à CNH no Brasil não é algo tão simples. Os valores podem chegar a R$ 4 mil dependendo do estado, o que torna difícil acesso para as pessoas de baixa renda. São exames, boletos e autoescola, além das provas teórica e prática. Dessa forma, o PL garantiria que outras pessoas pudessem ser contempladas por meio do CadÚnico.

CNH gratuita em 2023 já é uma realidade?

Para ter acesso à CNH Social gratuitamente, é preciso possuir a renda mensal familiar de até meio salário mínimo e é preciso estar desempregado há pelo menos 1 ano. Caso não seja cadastrado no CadÚnico, será preciso ao menos estar na fila de espera para ser avaliado.

No entanto, o Projeto de Lei não foi aprovado pelo Congresso Nacional e ainda está tramitando. Futuramente, caso haja a aprovação, o projeto concederá a CNH para os inscritos no Cadastro Único e as regras acima serão válidas.

Brasileiros inscritos no CadÚnico podem ter desconto na conta de luz!

Uma vantagem importante para os inscritos é o acesso a descontos na conta de luz. Esse é o desconto conhecido como Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e está disponível para as pessoas em situação financeira vulnerável.

O desconto é repassado automaticamente para quem está inscrito no sistema do governo, então não é preciso se movimentar para conseguir o acesso.

Descontos na conta de luz para os inscritos no CadÚnico funcionam dessa forma:

  • Entre 101 kWh e 220 kWh – 10% de desconto;
  • Entre 31 kWh e 100 kWh – 40% de desconto;
  • Até 30 kWh – 65% de desconto.

Para famílias quilombolas e indígenas que estão inscritas no CadÚnico:

  • Entre 101 kWh e 220 kWh – 10%;
  • Entre 51 kWh e 100 kWh – 40%;
  • Até 50 kWh – 100%.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.