Paternidade muda o cérebro dos homens
Um filho realmente pode alterar a cabeça de um homem.
Já é comprovado cientificamente que a gravidez consegue alterar a conjuntura cerebral das mulheres. Mas você sabia que apesar de não experimentarem diretamente a gravidez, a paternidade muda o cérebro dos homens?
Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos abordar o que causa essa mudança.
Leia mais: Tipos de paternidade: saiba qual é considerado o melhor para as crianças
Mudança no cérebro dos homens com a paternidade
Alguns países, como Alemanha e Suíça, expandiram a licença paternidade, contribuindo assim, para um aumento no envolvimento dos pais na criação dos filhos. Com esse aumento da importância da presença paterna, pesquisadores decidiram fazer investigações sobre o tema, inclusive sobre quais são as mudanças biológicas que apoiam a paternidade.
Com isso, alguns pesquisadores investigaram de que forma a paternidade remodela o cérebro do homem mesmo sem a experiência da gravidez.
Um estudo, publicado na Oxford Academic, apresenta argumentos acerca das mudanças cerebrais nos pais após a sua primeira experiência. Segundo o estudo, algumas evidências apontam para a transição para a paternidade como uma janela crítica para a plasticidade neural adulta. Devido a essa transição, os homens também sofrem algumas mudanças hormonais que alteram seus cérebros.
A plasticidade cerebral é induzida pela experiência das mudanças cerebrais que ocorrem devido ao aprendizado de uma nova habilidade, que no caso, estamos falando de cuidar de um bebê.
O estudo fez exames de ressonância com 40 homens – sendo 20 na Espanha e 20 na Califórnia – e eles foram realizados em duas fases: durante a gravidez da parceira e quando o bebê completa 6 meses. Além disso, os pesquisadores incluíram um grupo de controle de 17 homens que não são pais. Sendo assim, foi possível perceber que o grau de plasticidade está relacionado com o quanto eles interagem com o bebê – vale ressaltar que esse envolvimento varia muito entre os homens.
Comentários estão fechados.