Período de férias estressante? Esse tem sido o sentimento de muitos pais
As festas de fim de ano estão chegando e junto com elas vêm as férias escolares. Caso você já esteja esgotado, não se preocupe, pois você não está sozinho nessa.
Sabemos que ser mãe e pai em tempo integral requer muita energia, e que muitas das vezes as horas dormidas já não são mais o suficiente para descansar. A vida corrida e agitada pode acabar sendo um total estresse junto com a rotina e as obrigações da vida dos pais. Agora, no período de férias, tudo pode ficar mais cansativo e, por este motivo, o CS Mott Children’s Hospital realizou uma Pesquisa Nacional de Saúde Infantil para entender como os pais enxergam as férias e esta rotina. A seguir, veja os resultados desta pesquisa.
Leia mais: Relacionamentos: estresse pode influenciar como você vê o seu parceiro
Descubra o resultado desta pesquisa
A pesquisa foi conduzida Ipsos Public Affairs, LLC (Ipsos) para o CS Mott Children’s Hospital, no mês de outubro de 2021. Para a realização deste estudo, foram entrevistados aleatoriamente pais e mães com, pelo menos, um filho com idades entre um e 18 anos. 96% destes pais responderam que as férias são momentos muito felizes, mas também são muito estressantes.
Alguns pontos das férias acabam por causar muito estresse e ansiedade nos pais, como as finanças, manter os filhos saudáveis neste período, fazer compras e hospedar a família.
23% das mães que participaram da pesquisa disseram que ter os filhos em casa no período de férias escolar pode ser bem estressante e 14% dos pais concordam com esta afirmação. Um em cada três pais se sente aliviado quando o período de férias escolar termina e seus filhos precisam voltar às aulas.
A volta dos filhos à escola significa, para os pais, que não há mais necessidade de fazer um planejamento rebuscado, nem gastar energia pensando na diversão das crianças. É como se algumas atividades ficassem em inatividade nesta volta às aulas.
A rotina sem as férias acaba sendo menos estressante e cansativa para os pais. Por fim, 71% dos pais acreditam que ter um tempo para si pode reduzir bastante o nível de estresse.
Comentários estão fechados.