‘Pesquisa Game Brasil’ aponta crescimento da prática no país; veja os dados

Nas últimas décadas o Brasil se tornou um dos maiores mercados consumidores de jogos eletrônicos do mundo. Confira alguns dados envolvendo o tema!

Você se considera um gamer? Presentes desde a nossa infância, os jogos eletrônicos, rotineiramente chamado de games, ganham cada vez mais espaço no mercado nacional. Mais acessíveis hoje em dia, eles podem ser praticados em celulares, consoles e em computadores. 

Para conseguirmos mensurar o impacto dos jogos digitais, a 10ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), revelou dados importantes que demonstram uma evolução deste cenário no Brasil.

O estudo foi desenvolvido pelo Sioux Group e Go Gamers, em parceria com Blend New Research e ESPM. Saiba mais detalhes a seguir!

Os dados sobre crescimento dos jogos eletrônicos no Brasil

De antemão, vale ressaltar que a edição mais recente entrevistou 14.825 pessoas (sobretudo jovens e adolescentes) no país, em 26 estados e no Distrito Federal. As entrevistas foram realizadas de 27 de janeiro de 2023 a 02 de fevereiro de 2023.

Aqui estão alguns dados obtidos por meio da pesquisa:

Jogos eletrônicos e eSports

  • 70,1% dos entrevistados afirmam jogar algum tipo de jogo eletrônico;
  • 82,1% dos gamers afirmam que os jogos são uma das suas principais formas de entretenimento;
  • 75,3% afirmaram que os jogos eletrônicos são a sua principal forma de entretenimento;
  • O público masculino representa mais da metade (53,8%) dos consumidores de jogos no Brasil;
  • Os eSports são conhecidos por 82,9% dos gamers brasileiros, sendo praticados por 48,8% deles;
  • 58,3% dos entrevistados acreditam que o setor oferece boas oportunidades.

Plataformas prediletas para jogar e assistir conteúdos sobre jogos digitais

  • A plataforma preferida de jogos dos usuários foi o smartphone, com 51,7%. Em seguida, os consoles representam 20,5% e os computadores 12,8%;
  • 56,7% do público gamer de smartphones entrevistados são mulheres. 70,6% se consideram casual gamers e 30,8% tem entre 25 e 34 anos;
  • 70,7% dos usuários de console entrevistados são homens. 51,7%  se consideram Hardcore Gamers. 19,3% tem entre 30 e 34 anos;
  • Analogamente, 71,5% dos usuários de computador são homens. 64,3% se consideram Hardcore Gamers.  20,6% tem entre 20 e 24 anos;
  • 38,8% dos entrevistados afirmam jogar diariamente.

Relação marcas e games

Por fim, as marcas também estão engajadas no mercado de jogos eletrônicos. A percepção dos gamers sobre algumas marcas estão sendo influenciadas:

  • 69,6% gostam quando marcas aparecem dentro do games, como em skins de personagens;
  • 68,7% da comunidade gamer acredita que as marcas precisam falar sobre games;
  • 60,3% preferem comprar produtos de marcas que atuam com games;
  • 73,4% gostam de marcas que apoiam times, eventos e torneios;
  • 80,2% acham importante que as marcas respeitem a cultura gamer.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.