Pesquisadores encontram ecossistema até então DESCONHECIDO no mar; veja
Equipe usou navio de pesquisa e robô subaquático para analisar cavidades vulcânicas e vida marinha o local.
Os cientistas descobriram mais uma prova de que o oceano é um mundo vasto e misterioso que esconde maravilhas. Recentemente, pesquisadores do Schmidt Ocean Institute encontraram um ecossistema inédito no fundo do mar com espécies incríveis.
A descoberta foi feita durante uma expedição em cavidades vulcânicas de fontes hidrotermais no Pacífico Leste, na América Central. O habitat desconhecido abriga muitas espécies, como caracóis, vermes, caranguejos e bactérias quimiossintéticas que sobrevivem na água a 25°C.
“Nossa compreensão da vida animal nas fontes hidrotermais do fundo do mar se expandiu muito com esta descoberta”, disse a Dra. Monika Bright, da Universidade de Viena, líder da equipe.
Nos últimos 46 anos, os pesquisadores analisaram as fontes hidrotermais e, agora, podem anunciar a existência de um ecossistema inteiro em diferentes níveis do fundo do mar.
Como o misterioso ecossistema foi descoberto?
De acordo com as informações, os cientistas estavam fazendo uma expedição a bordo do navio de pesquisa Falkor com um robô subaquático chamado de ROV SuBastian. Assim, ao investigar a crosta vulcânica da região, eles descobriram animais em diferentes níveis.
“Existem dois habitats dinâmicos de ventilação. Animais de ventilação acima e abaixo da superfície prosperam juntos em uníssono, dependendo do fluido de ventilação de baixo e do oxigênio na água do mar de cima”, esclareceu Bright sobre o novo ecossistema.
Já era de conhecimento científico que animais viviam em cavidades subterrâneas do mar. No entanto, a recente expedição forneceu evidências sobre quais são as espécies que habitam esses lugares.
Portanto, a equipe de Dra. Monika Bright se tornou a primeira a identificar os vermes tubulares no fundo do mar.
Outro fato interessante é que os animais desse habitat viajam pelos fluidos de ventilação e se deslocam para colonizar novas áreas e formar comunidades hidrotermais noutros locais.
(Imagem: Schmidt Ocean Institute/Reprodução)
O experimento com o robô subaquático
Para continuar identificando as interações dos animais nos fluidos de ventilação, os pesquisadores usaram o robô subaquático ROV SuBastian para colar caixas de malha nas rachaduras da crosta. Depois de alguns dias, foram encontrados “animais vivendo abaixo da superfície em cavidades hidrotermais”.
Agora, os resultados da descoberta serão analisados mais a fundo pela equipe. Para a presidente do Schmidt Ocean Institute, Wendy Schmidt, essa pesquisa notável demonstra a necessidade urgente de continuarmos explorando o oceano para descobrir o que realmente existe no fundo do mar.
Comentários estão fechados.