Pessoas com infâncias traumáticas tendem a sentir medo da felicidade, aponta estudo
Em nova pesquisa, foi possível perceber que muitos indivíduos preferem abrir mão da felicidade por muitos motivos.
No senso comum, costumamos acreditar e replicar a ideia de que todos nós estamos em busca da felicidade plena. Entretanto, um estudo recente mostra que algumas pessoas não estão felizes porque não querem. Além disso, a pesquisa mostrou que os indivíduos com infâncias traumáticas são a maioria entre as pessoas que têm medo da felicidade.
Leia Mais: A busca pela felicidade: O autocontrole ajuda ou atrapalha?
Entenda o medo de ser feliz
Em um estudo recente publicado no jornal Motivation and Emotion, o pesquisador Mohsen Joshaloo compartilha os resultados de sua pesquisa sobre o medo da felicidade. No caso, o cientista elaborou uma amostra de 871 adultos de diversos países diferentes que deveriam responder a um questionário quanto à sua busca pela felicidade.
Entre as questões, Joshaloo pergunta se aquela pessoa tem o medo de ser feliz e quais seriam os possíveis motivos. Assim, foi possível notar que muitas pessoas preferem ter uma vida por ser prazeroso, ter uma vida melancólica e solitária ou até mesmo por não se acharem merecedoras, em algum nível, de coisas boas.
Além disso, a pesquisa também buscou entender alguns detalhes sobre essas pessoas, como suas crenças e seu histórico pessoal. Dessa forma, foi possível perceber que o medo de ser feliz é mais comum entre pessoas que acreditam em Karma ou em algum tipo de magia, bem como entre adultos que tiveram infâncias traumáticas.
O impacto de uma infância ruim
Por meio dos resultados, Joshaloo explica no artigo como uma infância traumática pode acompanhar indivíduos até a vida adulta, de modo que é muito difícil se desvincular dela. Com isso, pode-se afirmar que uma criança traumatizada raramente conseguirá se desenvolver de forma saudável com independência e satisfação com a própria vida.
No mais, o autor também relaciona como a ideia de uma força maior pode gerar uma constante sensação de culpa. Isso porque essas pessoas acreditam que sua felicidade pode trazer consequências ruins. Outro ponto notável é que pessoas com perfeccionismo acreditam que a satisfação e a felicidade podem impedi-las de alcançar seus objetivos e o sucesso.
Comentários estão fechados.