Pesquisa aponta que consumidores de cerveja possuem maior bem-estar mental
Apesar de pontuar os benefícios do consumo de cerveja, a pesquisa também enfatiza as implicações da bebida.
No senso comum, dizemos que beber cerveja pode ser ótimo para melhorar o dia, ainda mais junto aos amigos. No entanto, podemos dizer que não é apenas conversa fiada, pois a ciência aponta para a mesma conclusão. Em uma pesquisa recente, cientistas da Universidade de Murcia, na Espanha, concluíram que beber cerveja pode ser benéfico para a saúde mental.
Os benefícios do consumo moderado de cerveja
A pesquisa parte do pressuposto de que o consumo moderado e regular de cerveja pode ser benéfico. Portanto, estabeleceu o critério de consumo de até 12 g, ou uma lata, para mulheres, e de até 24 g, ou duas latas, para homens, ambos por dia. Além disso, a pesquisa comparou os dados com aqueles que se abstêm de cerveja e outras bebidas alcoólicas.
Desse modo, foi possível chegar à conclusão de que aqueles que têm um consumo moderado de cerveja apresentam uma melhor relação de saúde mental do que aqueles que não bebem. Mais precisamente, 90% dos que bebem conseguiram classificar sua saúde mental como boa. Em contrapartida, apenas 80% dos que se abstêm registraram o mesmo resultado.
Além disso, a pesquisa mostrou que as pessoas que bebem têm menos problemas de limitações físicas leves e graves. Por outro lado, ex-bebedores se mostraram mais propensos a ter problemas de saúde física e mental. Esses números ainda consideram o fato de que as pessoas que não bebem costumam ter hábitos saudáveis, como exercícios e dieta.
Cerveja não é remédio!
A pesquisa também aponta que não é possível relacionar o consumo de cerveja a uma espécie de remédio para a saúde mental. Isso porque a pesquisa trabalha com pessoas que têm um consumo moderado de cerveja. Consumir bebidas alcoólicas no geral pode ser responsável por trazer diversos problemas de saúde mental e física.
Dito isso, vale lembrar que o excesso de bebida alcoólica pode gerar problemas de saúde, como dependência química, além de doenças no fígado e muito mais. É muito importante considerar esse recurso de forma saudável, sem exceder e com consciência do ato. Assim, será possível pensar na cerveja como um complemento à saúde.
Comentários estão fechados.