Pintura virtual: inteligência artificial chega ao museu de arte dos Estados Unidos
Obra intitulada Unsupervised, criada por Refik Anadol por meio da inteligência artificial, está em exibição no Museu de Arte Moderna de Nova York.
Entre as coleções de artistas mundialmente conhecidos como Picasso e Van Gogh, encontra-se também a obra de arte Unsupervised, que significa “sem supervisão”. Ela é definida como uma pintura virtual, pois foi criada por Refik Anadol apenas com inteligência artificial para gerar uma imagem em movimento a partir da conexão entre centenas de outras obras reais. Ficou curioso(a) para saber mais sobre essa tecnologia? Fique com a gente e boa leitura!
Leia mais: Imagens feitas por inteligência artificial preocupam artistas de mangás
A inteligência artificial está realmente em tudo
Saiba agora como ela pode estar presente até mesmo nas obras de arte expostas nos museus pelo mundo.
Como funciona a pintura virtual?
Muito diferente de outras peças gráficas, como vídeos ou imagens criadas por IA, o artista Refik Anadol se encarregou de desenvolver o seu próprio sistema computacional para que a sua obra pudesse ser um trabalho em movimento capaz de se adaptar e mudar conforme o ambiente pedisse. Infelizmente, por ser um programa muito pesado para rodar em um computador do museu, os visitantes só podem ver um vídeo previamente gravado.
O processo de criação da Unsupervised foi feito a partir do compilado de peças disponibilizadas ao público no banco de dados. Um total de 138.151 trabalhos foram incluídos como parte da informação em tempo real por meio do uso de um algoritmo e dados disponíveis em uma nuvem tridimensional.
Além da assinatura 3D, a autenticidade da obra está no certificado físico com uma cópia.
O que acontecerá com a obra de arte?
O trabalho de Anadol não será apenas exibido no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), mas também será leiloado como peça única pelo maior lance, representado em formato NFT como parte de uma coleção de 5 mil elementos que serão reproduzidos constantemente em um loop de 20 segundos. Quem tiver interesse em adquirir o produto deve saber que terá o direito sobre a peça com o artista.
A quem pertence os direitos autorais?
A grande polêmica por trás da obra de arte Unsupervised é a violação dos direitos autorais dos outros artistas, cujos trabalhos servem de inspiração para que a inteligência artificial gere as imagens que são projetadas no museu. Por isso, no futuro, Anadol pode enfrentar grandes penalidades por estar usando no seu sistema computacional obras de outras pessoas sem autorização.
Comentários estão fechados.