Permeabilidade seletiva

A permeabilidade seletiva é uma propriedade da membrana plasmática que permite a entrada e a saída de substâncias.

0

A permeabilidade seletiva é uma capacidade que a membrana plasmática das células possui de controlar o que entra e o que sai da célula.

Esse processo faz com que a membrana plasmática atue como um filtro para a célula, permitindo que entrem apenas substâncias que estão sendo requisitadas pela célula, e impedindo a saída de outras para o meio extracelular.

Tanto substâncias sólidas quanto líquidas e gasosas passam pela permeabilidade seletiva da membrana. Esse é um mecanismo crucial para que o metabolismo celular ocorra perfeitamente.

Transporte de substâncias através da membrana

A permeabilidade seletiva faz com que algumas substâncias entrem e saiam livremente pela membrana plasmática, sem que ocorra nenhum gasto de energia. Esse processo recebe o nome de transporte passivo.

No entanto, outras substâncias necessitam ser expulsas ou requisitadas pela membrana plasmática para que consigam entrar na célula, esse tipo de transporte gasta energia e é chamado de transporte ativo.

Transporte passivo de membrana

No transporte passivo, as substâncias são favoráveis ao seu gradiente de concentração, ou seja, elas passam do meio mais concentrado para o meio menos concentrado.

Existem três tipos de transportes passivos de membrana, são eles:

  1. Difusão simples: as substâncias passam do meio mais concentrado para o menos concentrado.
  2. Difusão facilitada: as substâncias recebem ajuda das proteínas de membrana, chamadas permeases, para entrar ou sair da célula.
  3. Osmose: é o transporte de água do meio menos concentrado, chamado de hipotônico, para o meio mais concentrado, chamado de hipertônico.

Transportes ativos de membrana

No transporte ativo, as substâncias entram e saem da célula com gasto de energia (ATP). Esse transporte também pode ser de três tipos:

  1. Bomba de sódio e potássio: os íons de sódio e potássio entram e saem da célula por diferença de concentração. o transporte ativo está inteiramente ligado com as sinapses do sistema nervoso.
  2. Transporte acoplado: esse transporte utiliza energia derivada da bomba de sódio e potássio e necessitam da ajuda das proteínas de membrana.
  3. Transporte em bloco: esse transporte acontece quando a célula movimenta uma grande quantidade de substâncias por endocitose ou exocitose.
Mapa mental - Transportes de membrana
Mapa mental – Transportes de membrana

Clique aqui para baixar esse mapa mental em PDF!

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.