Divisão celular

A divisão celular é um processo importante para a multiplicação, renovação de células e produção de gametas!

0

A divisão celular é a capacidade de uma célula se dividir e dar origem a outras duas ou mais células. Esse processo pode ser usado para multiplicação, reposição e renovação celular, mas também pode ser uma forma de reprodução, como acontece em muitos organismos unicelulares.

A frequência com que cada célula se divide depende do tipo celular, do estado fisiológico da célula e do tecido que ela faz parte.

Nos humanos, algumas células estão em constante renovação, como é o caso das células que compõem a camada mais externa da pele, chamada de epiderme.

As células da medula óssea também estão em constante multiplicação para renovar as células sanguíneas que morrem ou envelhecem.

E, além dessas, células musculares também estão em constante renovação multiplicação, principalmente nos indivíduos que praticam atividade física regular.

Ciclo celular

O ciclo celular é iniciado quando uma nova célula é formada através de uma divisão celular e é finalizado quando a nova célula se divide novamente.

O ciclo celular pode ser dividido em duas etapas chamadas intérfase e divisão celular. A interfase é a fase de preparação para a divisão celular, um período de preparação da célula que é dividido em três etapas: G1, S e G2. Já a divisão celular ocorre de duas maneiras diferentes: mitose e meiose.

Intérfase

A intérfase é a fase que antecede a divisão celular, o período mais longo do ciclo celular, onde a célula tem alta atividade metabólica e realiza suas funções dentro do tecido que se encontra.

Quando a célula precisa se dividir, a interfase realiza a duplicação do DNA, a divisão dos centríolos e produz proteínas para compor partes da nova célula que será formada.

A intérfase é dividida em fase G1, fase S e fase G2. Vamos conhecer cada uma delas:

  • Fase G1: nesse momento ocorre o aumento do volume celular, a produção de RNA e síntese de proteínas.
  • Fase S: nessa fase ocorre a duplicação da molécula de DNA dentro do núcleo.
  • Fase G2: essa fase antecede o início da mitose, a célula continua aumentando seu tamanho e sintetizando proteínas.

Tipos de divisão celular

A divisão celular acontece depois que a célula foi preparada durante a intérfase. Existem dois tipos de divisão celular:

  1. Mitose: para formar células-filhas, ou seja, novas células iguais à célula que se dividiu, chamada de célula-mãe.
  2. Meiose: para formação de gametas, com redução do número de cromossomos.

Mitose

Na mitose, uma célula-mãe, que pode ser haploide (n) ou diploide (2n), dá origem a duas novas células chamadas de células-filhas, que são idênticas à célula-mãe.

Como na mitose são produzidas células que possuem o mesmo número de cromossomos da célula que se dividiu, ela é chamada de divisão equacional.

A mitose ocorre para renovação e multiplicação celular de organismos pluricelulares. Entretanto, ela também pode ocorrer como um método de reprodução.

Mapa mental - Mitose
Mapa mental – Mitose

Clique aqui para baixar esse mapa mental em PDF!

Meiose

A meiose é o tipo de divisão celular em que uma célula diploide (2n) origina células haploides (n), ou seja, nesse tipo de divisão celular ocorre a redução do número de cromossomos, por isso, esse tipo de divisão é chamada de divisão reducional.

Essa divisão ocorre em duas etapas, chamadas de meiose I e meiose II e ao final do processo produz quatro células haploides.

A meiose ocorre apenas em um tipo celular, as células germinativas que darão origem aos gametas da reprodução sexuada.

Mapa mental - Meiose
Mapa mental – Meiose

Clique aqui para baixar esse mapa mental em PDF!

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.