Plano de aula – Animais marinhos – 3º ano do Ensino Fundamental
Nessa aula os alunos aprenderão a importância dos animais marinhos nos ecossistemas aquáticos.
Os animais marinhos vivem em ecossistemas de água salgada compostos pelos mares e oceanos do nosso planeta.
Eles são animais muito diversificados, podendo pesar de gramas a toneladas e não conseguem sobreviver em ecossistemas de água doce.
Preparamos esse plano de aula sobre animais marinhos para que os alunos possam identificar as diferentes características dos animais que vivem em mares e oceanos.
Você pode salvar esse plano de aula em PDF no final do post!
Plano de aula – Animais marinhos
TEMA: Animais marinhos
TEMPO SUGERIDO: 3 aulas
OBJETIVOS:
- Identificar os principais animais marinhos.
- Conscientizar sobre o cuidado com o ecossistema marinho.
- Compreender a importância dos animais marinhos no ecossistema marinho.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Computador e projetor de vídeo;
- Reportagens sobre preservação dos oceanos;
- Imagens de animais marinhos;
- Filme Procurando Nemo.
DESENVOLVIMENTO:
Aula 1
Comece a aula apresentando o tema aos alunos. Pergunte se os alunos já viram algum animal marinho ou se eles já foram ao mar, caso não morem em uma região litorânea.
Explique a importância dos ecossistemas marinhos, falem sobre a preservação dos oceanos. Você pode utilizar reportagens sobre o tema.
Mostre imagens de diferentes animais marinhos e fale um pouco sobre cada um deles.
Peça para que os alunos façam em casa uma pesquisa sobre animais marinhos e que determinem onde moram, a alimentação, quanto tempo vivem e como se locomovem.
Sugerimos os seguintes animais: tartaruga-marinha, baleia, peixe-palhaço, peixe-baiacu, água-viva, arraia, estrela-do-mar, cavalo-marinho e tubarão.
Aulas 2 e 3
Utilize as duas próximas aulas para assistirem juntos ao filme Procurando Nemo, que tem duração de, aproximadamente, 1h30.
Após o filme, conversem sobre o local onde os animais vivem e os hábitos dos principais personagens.
AVALIAÇÃO:
A avaliação dessa aula pode ser feita através da participação dos alunos durante as atividades e através da pesquisa que eles farão em casa.
Clique aqui para salvar esse plano de aula em PDF!
Veja também:
- Plano de aula – Tipos e características das plantas – Ensino Fundamental
- Plano de aula – Animais vertebrados e invertebrados – 3º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula – O que é fauna e flora? – 4º ano do Ensino Fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.