Plano de aula – Tipos e características das plantas – Ensino Fundamental

Nessa aula, os alunos irão aprender sobre os conceitos dos diferentes tipos de plantas.

As plantas são seres vivos do Reino Plantae que estão inseridos nos diversos ecossistemas. Nesse contexto, as plantas podem ser nativas, quando vivem no ecossistema em que surgiram, ou exóticas, quando são transferidas para outros ecossistemas.

Nesse plano de aula sobre os tipos e características das plantas os alunos serão capazes de compreender as diferenças entre plantas nativas e exóticas. Além disso, eles também irão compreender o que são plantas medicinais e ornamentais.

Você pode salvar esse plano de aula em PDF no final do post, aproveite!

Plano de aula – Tipos e características das plantas

TEMA: Plantas nativas, exóticas, ornamentais, medicinais

TEMPO SUGERIDO: 1 aula

OBJETIVOS:

  • Entender os conceitos de plantas nativas, plantas exóticas, plantas ornamentais e plantas medicinais.
  • Reconhecer as plantas do ambiente em que vivem.
  • Compreender que as plantas são seres vivos e devem ser manejadas com consciência e respeito.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Quadro e giz/pincel;
  • Imagens de plantas.

DESENVOLVIMENTO:

Apresente o tema para os alunos e faça perguntas disparadoras como:

  • Vocês gostam de plantas?
  • Quem possui plantas em casa?
  • Vocês já fizeram uma trilha em alguma floresta?
  • Quais plantas vocês conhecem?
  • Qual a utilidade das plantas em nossa vida?

Enquanto conversam sobre isso, mostre imagens de plantas cultivadas em casa e de plantas na floresta.

Pergunte aos alunos se as mesmas plantas que existem aqui podem sobreviver em outros continentes. Direcione as respostas para que vocês cheguem à conclusão de que cada planta possui seu próprio habitat.

Explique a eles os conceitos de plantas nativas e plantas exóticas.

  • Plantas nativas: espécies naturais de um determinado ecossistema. Por exemplo, o pau-brasil é nativo apenas do Brasil, já a palmeira do açaí é nativa do Brasil, da Colômbia e do Equador.
  • Plantas exóticas: espécies que foram deslocadas do seu ecossistema de origem e introduzidas em outro ecossistema. Esse processo pode ser acidental ou proposital.

Ajude os estudantes a listar mais espécies nativas e exóticas. Faça uma lista no quadro.

Agora falem sobre as plantas que eles têm em casa, as plantas que existem nas praças e na escola. Aproveite para explicar o conceito de plantas ornamentais.

  • Plantas ornamentais: podem ser nativas ou exóticas, são cultivadas pelos seres humanos que utilizam sua beleza de folhagens e flores para enfeitar os ambientes. Exemplos: bromélias, plantas carnívoras, orquídeas, cactos, suculentas, aráceas, etc.

Conte a seguinte história hipotética aos alunos (você pode montar uma história em quadrinhos e apresentar com projeção de imagens):

Estela comeu um lanche na rua e chegou em casa se sentindo mal. A mamãe de Estela sugeriu que ela tomasse um banho e colocasse um pijama quentinho. Enquanto isso, a mamãe foi para cozinha preparar um chá. Estela bebeu, fez caretas e reclamou que estava amargo. Mas a mamãe lhe respondeu: ‘Todo esse amargo vai lhe fazer bem’.

Pergunte aos alunos se eles conseguem prever o que Estela provavelmente sentia quando chegou em casa e qual foi o chá que a mãe preparou para ela. Aproveite para perguntar aos alunos:

  • Vocês já tomaram chá para curar alguma enfermidade?

Utilize essas perguntas para falar sobre as plantas com propriedades medicinais.

  • Plantas medicinais: podem ser nativas ou exóticas, apresentam propriedades curativas. Exemplos: boldo, gengibre, hortelã, camomila, erva-doce, alecrim, alfazema, etc.

Explique aos alunos que a utilização de plantas medicinais deve ser feita com cuidado, pois a hiperdosagem dos compostos que existem em muitas delas pode ser tóxica para os seres humanos.

AVALIAÇÃO:

A avaliação deve ocorrer durante toda a aula considerando a participação dos alunos, o interesse pela aula e a compreensão da temática.

Clique aqui para salvar esse plano de aula em PDF!

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.