Plano de aula – Aula prática – Estruturas reprodutivas da flor – 7º ano do Ensino Fundamental
Plano de aula que aborda os diferentes tipos de flores, relacionando-as com a reprodução das angiospermas.
As flores são órgãos que ocorrem apenas nas plantas angiospermas, elas são as responsáveis pela reprodução sexuada desse grupo.
As flores completas são formadas por pedúnculo, cálice, corola, gineceu e androceu. No entanto, algumas espécies podem não ter algum desses verticilos florais.
Nessa aula, os alunos entenderão a importância das flores para a produção de frutos das angiospermas.
Você pode salvar esse plano de aula prática sobre as estruturas reprodutivas das flores em PDF no final do post. Aproveite!
Plano de aula prática – Estruturas reprodutivas da flor
TEMA: Reprodução das plantas
TEMPO SUGERIDO: 1 aula
OBJETIVOS:
- Conhecer a função das flores para as plantas.
- Observar a flor como um órgão reprodutivo das plantas angiospermas.
- Compreender o papel das flores na reprodução das plantas.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Flores de diferentes morfologias
- Papel sulfite
- Pinça
- Agulhas ou alfinetes
- Lupa de mão
- Bandeja
DESENVOLVIMENTO:
Para que essa aula seja melhor executada, é necessário que os alunos já tenham estudado os grupos de plantas e conheçam as angiospermas.
Comente novamente sobre as angiospermas e relembre que as flores são órgãos exclusivos desse grupo.
Pergunte aos alunos para que serve uma flor, as respostas deverão ser guiadas até que eles cheguem à conclusão que as flores são os órgãos reprodutivos das angiospermas.
Forme grupos e distribua as flores entre eles, juntamente com bandejas contendo papel, pinça, lupa e alfinete.
Analisem cada flor e, separadamente, nomeiem cada estrutura, dissecando a flor em cima do papel, com auxílio da lupa, pinça e alfinete.
Os alunos devem ser capazes de reconhecer o pedúnculo, cálice, corola, androceu e gineceu de uma flor.
Eles também devem visualizar a posição do ovário na flor.
Façam uma lista no caderno contendo a flor, características morfológicas e de dissecação da flor como: número de sépalas, pétalas, ovários.
Relacionem as flores com a visita dos polinizadores e a produção de frutos dessas plantas.
AVALIAÇÃO:
Ao final dessa aula os alunos devem ser capazes de reconhecer que cada flor é um órgão complexo, responsável pela reprodução das angiospermas.
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Veja também:
- Plano de aula prática – Metamorfose da borboleta
- Plano de aula – Aula Prática – Morfologia de caule
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