Plano de aula – Convivência na escola – 1° ano do Ensino Fundamental
Confira o plano de aula sobre convivência na escola para ser desenvolvido na sua turma do 1° ano do ensino fundamental!
A escola é um dos espaços de socialização mais importantes na vida de uma criança. É nesse espaço de convivência que ela aprende a viver em comunidade.
Ao se relacionar com pessoas que não estão dentro do seu espectro familiar, a criança compreende que o mundo não é composto somente por sua família.
Os colegas de classe, professores e funcionários, de modo geral, são indivíduos de extrema importância para a formação da comunidade escolar e, principalmente, para a inclusão do estudante, tão necessária para que ele se sinta pertencente àquele ambiente.
Por isso, o 1° ano do ensino fundamental é imprescindível para a formação do indivíduo, pois é a partir dos processos de ensino/aprendizagem que ele compreende e vê a importância de estar naquele lugar.
Pensando nisso, o Escola Educação planejou um plano de aula sobre convivência na escola, direcionado para turmas do 1° ano do ensino fundamental.
Plano de aula – Convivência na escola
TEMA: Convivência na escola
ANO: 1° ano do ensino fundamental
DURAÇÃO: 3 aulas de 50 minutos cada
OBJETIVOS:
- Promover a compreensão de que existe uma comunidade fora do ambiente familiar.
- Mostrar que a escola pode ser um local tão aconchegante quanto sua casa.
- Salientar que todas as pessoas que trabalham no ambiente escolar são educadores.
- Suscitar o interesse das crianças pelo espaço escolar.
- Mostrar as regras necessárias para uma boa convivência.
- Desenvolver a memória, atenção e coordenação motora.
- Promover a criatividade.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Quadro escolar
- Giz ou pincel para quadro
- Folha branca
- Lápis de cor
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
A primeira aula consistirá na apresentação da professora. Ao dizer seu nome, escreva-o em letra bastão no quadro.
Vá apontando letra por letra e perguntando aos estudantes qual o nome de cada uma. Assim você terá uma compreensão prévia do que eles já sabem.
Após, pergunte o nome de cada estudante. Caso ele não saiba seu nome completo, busque-o no diário e diga.
Do mesmo modo, pergunte a idade. Peça para que eles apresentem sua idade com os dedos das mãos.
O aluno que não tiver esse domínio, dirija-se a ele e mostre como se faz. Nesse primeiro momento, você perceberá muitas discrepâncias no desenvolvimento de um aluno para outro.
Com isso, é de extrema importância agir com naturalidade e afetividade com o estudante que não dominam seu esquema corporal e dicção.
Depois, diga que você será a professora deles durante todo aquele ano.
Nesse momento, pegue um calendário, situe em qual mês do ano vocês estão, circule o nome e o dia da semana para que eles tenham a noção do tempo que vocês ainda passarão juntos.
Feito isso, mostre a eles os meses que vocês estarão juntos daquele momento em diante. Fale os nomes dos meses do ano de forma pausada.
Apresente a sala de aula, dizendo o nome dos objetos. Por exemplo: aponte para o quadro negro e diga “Isso aqui é um quadro negro. Ele será muito utilizado por todos nós durante todo esse ano. Nele, é possível escrever, desenhar, apagar e consertar o que estiver errado”.
Depois, vá apresentando o nome e a função dos objetos da sala de aula que você acha necessário ser apresentado naquele momento.
O ideal seria apresentar somente as coisas básicas que vocês mais utilizarão.
Não deixe de lado os objetos dos estudantes. Eleja os materiais de algum e vá dizendo o nome de cada artigo.
Por exemplo, diferencie o lápis de escrever do lápis de colorir, explique como se utiliza a borracha e o apontador.
Atenção! Antes de começar a mostrar como cada objeto é utilizado, pergunte se algum estudante sabe manuseá-lo.
Se algum deles se manifestar, chame-o a frente e peça para que ele mostre aos demais. Pode acontecer de ele não saber, caso isso ocorra, aja com naturalidade.
Aula 2
A segunda aula se concentrará em mostrar as regras da sala de aula. Sugiro que você pesquise desenhos que caracterizem as regras mais gerais de uma sala de aula – depois, vá adaptando sobre regras específicas.
Segue o exemplo:
Ressalte o quanto obedecer às regras é importante para o desenvolvimento de cada estudante.
Alerte para que, na casa deles, eles não fazem tudo o que querem e na escola será do mesmo modo.
Selecione quantas regras você achar necessário. Cole-as em um local que todos possam vê-las e você possa se lembrar de lê-las nos dias seguintes até que todos estejam atentos às regras.
Depois de ler e explicar regra por regra, peça para que eles façam um desenho sobre como eles devem se comportar na escola e na sala de aula.
Aula 3
A terceira aula se concentrará em apresentar o ambiente escolar aos estudantes. Mostre onde ficam os banheiros e o bebedouro.
Depois, apresente as salas que têm na escola. Exemplo: biblioteca, informática, secretaria, direção, coordenação, sala dos professores.
A medida que você for os direcionando a esses locais, diga qual a função de cada um e ressalte os momentos que eles poderão frequentá-los.
Feito isso, retorne à sala e peça para que eles desenhem o ambiente da escola que eles mais gostaram.
Estimule-os a desenhar de forma colorida, afirmando que os dias deles serão sempre assim: coloridos.
Veja mais em:
- Plano de aula; Minha família e nossa história; Ensino fundamental
- Plano de aula Dia da Mulher; Educação Infantil e Ensino Fundamental I
- Plano de aula Dia das Mães; Ensino fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.