Plano de aula – Cultura negra – Ensino Fundamental

Confira o plano de aula sobre cultura negra que elaboramos para as suas turmas do ensino fundamental!

A cultura negra é parte integrante da cultura brasileira, que resultou de um processo de miscigenação de vários grupos étnicos.

Os europeus, indígenas e africanos foram os povos responsáveis, em sua maioria, pela formação da cultura brasileira. Com isso, assim como as outras, a cultura negra merece destaque e respeito em todas as suas tradições, crenças e costumes.

Elaboramos um plano de aula sobre cultura negra para turmas do ensino fundamental. Vamos conferir?

Plano de aula – Cultura negra

TEMA: Cultura negra

DURAÇÃO: 1 aula de 50 minutos

OBJETIVOS:

  • Explicar o que é cultura negra;
  • Discorrer sobre a influência da cultura negra em nosso país;
  • Mostrar a importância do povo africano para a formação cultura brasileira;
  • Estimular o respeito ao outro;
  • Promover a criatividade.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Imagens;
  • Para reproduzir as imagens: TV, computador, projetor de vídeo, notebook;
  • Folha branca;
  • Lápis de escrever.

DESENVOLVIMENTO:

Inicie a aula reproduzindo as imagens abaixo e aproveite para fazer algumas perguntas à turma.

Imagem 1 – Frango com quiabo

Plano de aula sobre cultura negra
Frango com quiabo

Quem já comeu esse prato? Quais alimentos vocês conseguem identificar?

Imagem 2 – Acarajé

Plano de aula sobre cultura negra
Acarajé

Qual o nome desse prato? Vocês sabem quais ingredientes devem ser usados para o seu preparo?

Imagem 3 – Capoeira

Plano de aula sobre cultura negra
Capoeira

O que as pessoas da imagem estão praticando? Vocês já viram de perto? E os instrumentos, vocês sabem os nomes deles?

Imagem 4 – Candomblé

Plano de aula sobre cultura negra
Candomblé

O que vocês veem nessa imagem? Por que essas pessoas estão de branco? Vocês acham que elas estão fazendo o quê?

Imagem 5 – Samba de roda

Plano de aula sobre cultura negra
Samba de roda

As pessoas dessa imagem parecem estar se divertindo? Qual ritmo você acham que os rapazes e as moças estão apresentando?

Depois de realizar todas as perguntas e obter as respostas da turma, diga aos estudantes que todas as imagens que você reproduziu têm suas origens na cultura negra.

Diga que o quiabo, o acarajé, a capoeira, o candomblé e o samba de roda são apenas alguns dos elementos que caracterizam a cultura negra.

Em seguida, pergunte: Vocês sabem o que é a “cultura negra”? Nesse momento, selecione algumas pautas a serem tratadas em sala de aula, tais como:

  • A importância dos africanos para a construção da sociedade brasileira;
  • A influência dos africanos no cabelo e vestimenta;
  • A formação da cultura afro-brasileira.

Diga que a cultura negra envolve diretamente a cultura afro-brasileira, por isso, seria importante que você falasse sobre a formação e a importância da cultura afro-brasileira.

Em seguida, solicite que os estudantes se dividam em grupos e produzam poemas sobre a importância da cultura negra para a formação da cultura brasileira.

Estimule a criatividade!

Veja mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.