Plano de aula de Ciências – Genes, DNA e cromossomos – 9º ano do Ensino Fundamental

Nessa aula, os alunos conhecerão como ocorre o processo de transmissão de características hereditárias.

A transmissão de características hereditárias ocorrem através da combinação de genes contendo o DNA de cada progenitor que dará origem aos cromossomos do novo indivíduo.

Nessa aula, os alunos poderão entender os conceitos de genética e conhecer como funcionam os mecanismos que estão diretamente relacionados à transmissão de características.

Você pode salvar esse plano de aula sobre genes, DNA e cromossomos em PDF no final do post, aproveite!

Plano de aula – Genes, DNA e cromossomos

TEMA: Genes, DNA e cromossomos

TEMPO SUGERIDO: 2 aulas

OBJETIVOS:

  • Identificar as estruturas responsáveis por transmissão de características hereditárias;
  • Compreender os conceitos de genes, DNA e cromossomos;
  • Entender as diferenças entre gene e gene alelo;
  • Pesquisar números de cromossomos de diferentes espécies.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Texto explicativo sobre genes, DNA e cromossomos;
  • Imagens de genes, da fita de DNA e de cromossomos;
  • Lista de exercícios sobre o núcleo das células;
  • Computador e projetor de vídeo;
  • Conhecimento prévio de células, organelas e conceitos de genética.

DESENVOLVIMENTO:

Comece a aula utilizando um mapa mental sobre conceitos de genética para relembrar aos alunos alguns termos sobre o assunto.

Apresente o tema da aula para os alunos e pergunte se eles sabem por que os filhotes nascem com características parecidas com os progenitores. Você pode usar os humanos ou os cachorros como exemplo para facilitar o entendimento.

Leiam o texto base sobre genes, DNA e cromossomos.

Mostre aos alunos que as características de um ser vivo são definidas pelo material genético dele, que está codificado nas sequências de bases nitrogenadas que formam o DNA.

Mostre aos alunos a composição do DNA, apresente as quatro bases nitrogenadas:

  1. Adenina;
  2. Guanina;
  3. Citosina;
  4. Timina.

Ensine-os a forma de agrupamento delas para formar os nucleotídeos, deixando claro que a adenina se liga apenas à timina, e a citosina à guanina. Além disso, o DNA é composto por um açúcar chamado desoxirribose, uma molécula de fosfato.

O DNA dá origem aos genes que se organizam formando o conjunto de cromossomos de cada espécie. Cada célula possui o material genético que codifica suas funções e características, e ele fica protegido dentro do núcleo celular.

Explique aos alunos que diversos fragmentos de DNA formam os genes e eles possuem centenas de nucleotídeos que são os principais responsáveis pela transmissão de características aos descendentes.

Os genes podem ser considerados genes alelos quando eles ocupam o mesmo local e determinam as mesmas características — no entanto, elas podem ter variações, como a cor dos cabelos ou dos olhos.

Depois de entender como os genes funcionam, explique aos alunos que conjuntos de genes formam os cromossomos que são característicos para cada espécie.

É importante lembrar aos alunos que cada espécie possui seu próprio número de cromossomos e essa é uma característica importante para diferenciar os seres vivos.

Os alunos podem ter como tarefa de casa pesquisar o número de cromossomos da maior quantidade de espécies que encontrarem.

Façam uma lista de exercícios sobre o núcleo das células para fixar o conteúdo estudado.

AVALIAÇÃO:

A avaliação dessa aula pode ser feita através da participação dos alunos, da resolução da lista de exercícios e da entrega da pesquisa sobre cromossomos na aula seguinte.

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